Toda comunicação é destinada a alguém, por isso deve ser construída e distribuída estrategicamente, para atingir o objetivo de alcançar determinado público.

Organizar a comunicação é algo extremamente importante para consolidar seu espaço no mercado online e atrair os clientes certos. 

No entanto, sabemos o quão desafiador pode ser lidar com diversos interesses de consumo do público, principalmente quando a comunicação é feita por múltiplos canais.

Por isso, reunimos algumas dicas para te ajudar a pensar a comunicação a partir da persona e do canal utilizado para fornecer um  conteúdo objetivo, focado e adaptável para os distintos formatos. 

Antes de seguirmos, gostaria de indicar algumas das nossas publicações que se relacionam com boas práticas de comunicação com o cliente.

Você também pode conferir na seção dicas aqui do nosso blog. Confira também: 

Saiba como melhor utilizar seus canais de comunicação 

Campanhas de fim de ano- como se conectar com sua persona? 

Planejamento para 2022- Como organizar?

O que é persona e qual a importância para o seu negócio  

Para se comunicar com nitidez é preciso conhecer o destinatário e entender suas dúvidas, problemas e interesses.

São essas informações que possibilitaram construir uma comunicação assertiva e focada em fornecer relevância para o cliente. 

Isso quer dizer que, durante suas pesquisas para construir a persona, também será definido o modo de se referir ao cliente.

Vejamos o seguinte exemplo: 

Maria pratica ciclismo e ultimamente tem se interessado por conhecer mais sobre as peças da bicicleta que utiliza.

Para fazer um bom uso e até mesmo participar de competições e demais eventos esportivos com a bicicleta, ela tem procurado consumir materiais voltados para o assunto. 

Pense que você possui uma loja de equipamentos para bicicletas e também oferece o serviço de reparo.

Quais caminhos deveriam ser pensados, em termos de comunicação, para solucionar as dores de Maria? 

Perceba que ela precisa e busca por mais informações que podem ser trabalhadas nos seguintes formatos: 

1- Blog posts informativos e descritivos, 

Em um site, para clientes assim como Lia, pode-se pensar em uma comunicação centrada na educação do cliente sobre o seu tipo específico de problema.

Com textos rápidos e dinâmicos, ela será apresentada a uma série de noções básicas sobre o que procura saber.

Conforme a estratégia definida, também é possível fornecer conteúdos mais densos ao cliente, basta acompanhar sua trajetória como consumidor desses conteúdos. 

Essa prática, assim como o uso do blog, faz parte do processo inicial da comunicação com o cliente durante sua jornada de compra.

Leitura recomendada: 

Saiba como atrair clientes com conteúdos mais ricos no seu site 

Saiba como aumentar a credibilidade de sua marca com o blog 

2- Publicações em redes sociais e a construção de links 

Com as redes sociais você pode explorar recursos combinados para informar seu cliente sobre seus serviços e quando eles são necessários. 

Adequando sua mensagem a rede, às necessidades desse cliente e ao formato escolhido; sua comunicação passa a ser fluida e marcante para o cliente.

Aposte em mensagens mais curtas neste meio mas com impacto direto, gerando uma resposta do seu público.

Se tratando da construção de links, você deve pensar também em redirecionar seus clientes.

Seja para sua página de vendas, para um ebook no site ou qualquer outro local em que você esteja disponibilizando mais uma alternativa para o cliente. 

Lembre-se que incentivar o engajamento/participação do cliente é uma característica de boas produções de conteúdo e também fornece resultados positivos para todos os lados envolvidos.

Saiba que administrar tal processo requer adoção de estratégias e definição de um bom planejamento. 

Leitura recomendada:

Vídeo marketing como estratégia 

5 dicas para tornar o seu conteúdo mais interativo nas redes sociais 

Esses aspectos iniciais que apresentamos fazem parte da construção eficiente da comunicação com o cliente e possuem ainda diversas camadas para consolidar o trabalho desenvolvido. 

Por isso, sempre quando falamos de comunicação também nos referimos a constante pesquisa.

Afinal, acompanhar o cliente e as redes sociais envolve muita adaptação e jogo de cintura para fornecer aquilo que o cliente precisa no momento certo.

Ao falar sobre o momento certo, é preciso entender o seu cliente e o estágio em que ele se encontra antes de sair oferecendo seu produto e sua comunicação.

De nada adianta apresentar algo se o cliente ainda não está pronto para consumir esta informação. 

Por esse motivo é tão importante trabalhar com uma jornada, estabelecendo conteúdos para cada etapa em que o cliente se insere.  

Aliás, pensar em estabelecer formatos e ampliar conscientemente sua linguagem para diversificados meios é uma atividade bem mais prática quando utilizamos estratégias centradas em estabelecer resultados a partir de trocas com o cliente.

São elas, o copy, o storytelling e o inbound marketing. 

Deixo a seguir os links para as publicações que tratamos sobre esses recursos e já adianto que são indispensáveis para impactar o cliente inserido no universo digital e que está constantemente sendo apresentado a novidades. 

Aprenda a utilizar a estratégia de copy em seus conteúdos 

Storytelling, como utilizar a estratégia e gerar vendas 

Adaptar a comunicação também envolve a cultura da empresa.

Se um negócio que sempre adotou determinada postura em relação a uma temática, resolver modificar o seu posicionamento, é preciso construir e apresentar por etapas essas transições para o cliente. 

Dessa forma é possível avaliar a receptividade dos clientes e inseri-los de modo coerente diante dos novos objetivos da empresa.

Quanto a isso, também é importante deixar claro qual a função de cada canal de comunicação utilizado, dessa forma o cliente encontra mais rapidamente o que procura e no lugar certo. 

Cuidar da comunicação é uma atividade que também exige controle, otimização e acompanhamento de tudo aquilo que vem antes e depois da construção de um conteúdo.

Assim é possível equilibrar, resolver e desenvolver bons materiais para seus clientes.

Para tal, saiba que pode contar com a habilidade de quem já atua no mercado, como é o caso da agência Cósmica.

Entre em contato conosco e descubra como podemos potencializar sua comunicação digital!