O grande desafio na construção de relacionamento entre a empresa e o cliente é manter uma boa comunicação.
Para iniciar o processo, é preciso estabelecer canais, planejar ações, definir conteúdos e, principalmente, alinhar suas atividades com as pesquisas desenvolvidas para conhecer seu cliente.
No texto de hoje, trataremos sobre as melhores maneiras de usar seus canais de comunicação para aquecer seu relacionamento com os clientes. Continue a leitura!
Planejamento
Essa palavra é a que mais aparece em nossas últimas publicações do blog e não é à toa.
Ela acompanha cada projeto e precisa estar nitidamente definida para apresentar resultados satisfatórios.
No caso dos seus canais de comunicação, o primeiro passo deve ser definir quais redes serão utilizadas.
Para fazer isso, considere seguir os seguintes passos:
1- Definir sua persona,
2- Encontrar a harmonia entre o que a empresa busca comunicar e como deseja fazer isso,
3- Pesquisar os canais em que seu público-alvo está,
4- Criar um planejamento de conteúdo conforme a estratégia escolhida.
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Definir seus canais é o primeiro passo estratégico para garantir a presença digital.
Dentre eles, o site é um aliado importantíssimo, por permitir maior visibilidade e alcance de seus produtos ou serviços.
Com ele seu conteúdo também pode ser utilizado para capturar novos leads e iniciá-los no funil de vendas.
O site funciona para todo negócio como mais uma rede de acesso às informações da empresa, dos produtos e ainda influencia na credibilidade de um negócio.
Como mencionado anteriormente, ele também introduz o cliente no funil de vendas, em que cada estágio é decisivo para tornar a venda uma realidade.
Vale ressaltar que a combinação de estratégias é o que garante maiores chances de sucesso na comunicação digital.
O passo seguinte diz respeito ao que pode ser feito para comunicação em cada uma das principais redes sociais disponíveis.
Essas dicas são para aumentar as chances de seu produto ou negócio, bem como gerar um crescimento de notoriedade no espaço digital.
Comunicação no Facebook
Comece buscando entender como funciona a rede social e avalie qual tipo de retorno é possível esperar do engajamento proveniente da comunicação nesse espaço.
Perceba que é um processo que não dispensa a pesquisa e o acompanhamento de métricas em suas campanhas.
Outros aspectos importantes para melhorar a comunicação no Facebook são:
- definir objetivo (canal de exposição de produtos, canal de atendimento ou outros),
- personalização no atendimento (durante os chats),
- segmentação de conteúdos durante a criação de campanhas,
- adaptação de conteúdo para os formatos da plataforma, bem como seus horários e tendências.
O trabalho de criar conteúdo para redes sociais acompanha constante adaptação, pesquisa e monitoramento de tendências.
Quando elas fazem sentido para a empresa, podem oferecer mais engajamento, dinamismo e alcançar novos públicos que potencialmente se interessam pelos serviços ou produtos.
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Comunicação no Instagram
A comunicação no Instagram, assim como em todas as redes, exige clareza e agilidade. Também são essenciais:
- definir objetivo da comunicação,
- manter as informações da bio atualizada,
- responder rapidamente ao direct e acompanhar os comentários das publicações*,
- publicar conteúdos atrativos para os clientes, que proporcionem interação,
Se tratando de uma rede social tão visual como é o Instagram, seu conteúdo deve também aproveitar os recursos apresentados pela plataforma.
Assim pode produzir materiais inovadores e atrativos para os clientes e ganhar uma forcinha da própria plataforma em relação ao engajamento e alcance do conteúdo.
Outra dica para melhorar a comunicação no Instagram é deixar visivelmente fácil informações básicas, pode ser em um post ou em destaques.
Lembre-se que, após avaliar quem é o seu cliente e seu comportamento como usuário das redes sociais, será mais fácil promover um conteúdo que ele considere relevante.
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*Para facilitar, algumas automações podem ser implementadas para tornar o chat uma área ágil de comunicação com o cliente. Leia mais sobre aqui.
Comunicação no WhatsApp
O WhatsApp oferece muitos recursos para potencializar a comunicação com os clientes no modo Business, desde catálogos a marcadores para auxiliar a segmentação.
Esses artifícios, quando bem utilizados, tornam a experiência do cliente mais satisfatória e agilizam os processos de comunicação.
Os procedimentos de comunicação nesse espaço também envolvem: agilidade, clareza e opções.
É necessário deixar acessível desde o início para o cliente o que pode ser resolvido através do contato via WhatsApp.
Dessa forma será mais fácil direcionar o cliente diante das soluções que podem ser oferecidas.
Para tal, você também pode aproveitar recursos de automação do próprio aplicativo, quando se tratar de fluxos de baixa intensidade.
Lembre-se que lá também é um espaço para criar conteúdos e, dependendo da sua persona, pode ser um eficiente meio para vender, além de tirar dúvidas ou prestar atendimento pós venda.
Por isso que iniciamos falando sobre o planejamento, através dele que serão definidas as medidas que mais condizem com o seu público.
Em seguida, é preciso considerar quais aspectos das redes escolhidas podem desenvolver ainda mais a comunicação e torná-la melhor, mais eficiente e certeira para os usuários.
Aliás, estrategicamente, as redes sociais podem servir como canal de divulgação para o seu site e aumentar o tráfego para sua marca.
Essa ação pode envolver campanhas sobre a produção de blogs ou outros materiais que você divulga em seu site e em outros canais para atrair mais clientes.
Contar com uma agência para lidar com diferentes fluxos de comunicação e produção de conteúdo é uma alternativa a ser considerada quando se deseja aumentar as vendas e crescer no universo digital.
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