10 de maio de 2021

Vídeo marketing como estratégia

São muitas as possibilidades de criação de conteúdo focada no desenvolvimento da sua relação com o cliente e na divulgação de seus produtos. Mas é especificamente sobre o vídeo marketing que vamos tratar agora, porque seu crescimento não tem passado despercebido e queremos que você entenda e acompanhe o porquê. 

Vídeo marketing, o que é?  

A definição sem rodeios é que o vídeo marketing consiste na criação de conteúdo audiovisual se valendo das estratégias de marketing, principalmente  de performance. O marketing de performance é uma vertente do marketing digital focado na tomada de decisões a partir da análise de dados e resultados. 

O seu foco é abrangente e engloba atração, conversão e fidelização de clientes. E não pense que as produções de vídeo ficam restritas ao ambiente virtual, elas também podem ser transmitidas na televisão. 

Outro ponto importante a mencionar sobre o vídeo marketing é que o intuito de atração e conversão não se dá de forma direta porque embora seu objetivo seja alcançar a venda existem formatos e estratégias que melhor se comunicam e se relacionam com o cliente. 

Vejamos alguns exemplos de abordagens do vídeo marketing: 

- Apresentação de produtos e marcas; muito utilizada para o fortalecimento de um produto ou campanha.

- Apresentação da instituição ou empresa; abrir as portas do seu negócio para que as pessoas conheçam melhor sobre o dia a dia da empresa é um tema poderoso para engajar o público.

- Cases de sucesso; esse tipo de vídeo comprova o valor do seu produto e fortalece sua marca. 

Com algumas possibilidades listadas acima, é possível ter noção de como começar a alinhar o seu conteúdo e aderir aos vídeos marketing.  

Agora, caso você ainda não tenha nenhuma estratégia sendo aplicada ao seu negócio, recomendo algumas leituras para te encorajar a não perder mais tempo e alavancar o crescimento de sua empresa com o marketing digital:

COMO ESCOLHER A ESTRATÉGIA DE MARKETING CERTA PARA O SEU NEGÓCIO| ESTRATÉGIAS E TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL PARA 2021

Voltando para o vídeo marketing, vamos descobrir mais sobre o crescimento que essa estratégia obteve e de onde está vindo tanto sucesso. 

O interesse e consumo das pessoas por conteúdos no formato de vídeo aumentou e muito nos últimos anos e principalmente durante a pandemia. 

Em março de 2021 a empresa Kantar IBOPE Media lançou sua pesquisa "Inside vídeo" voltada para analisar o consumo desse material durante o isolamento. O resultado obtido demonstra a força das produções audiovisuais e o interesse, principalmente dos brasileiros, em consumir o conteúdo de forma mais prática. 

Confira a seguir os resultados obtidos através da pesquisa de dados de consumo: 

- 99% dos usuários de internet acessam vídeos em redes sociais, plataformas de streaming e outros; 

- 80% dos brasileiros acessaram vídeos gratuitos enquanto apenas 65% dos estrangeiros fizeram o mesmo; 

- 72% X 57% quando o olhar se volta para o consumo de vídeos em redes sociais.

Com apenas alguns dos dados obtidos pela pesquisa já é possível perceber o espaço que os vídeos possuem no cotidiano dos brasileiros, que estão optando cada vez mais pela dinâmica, diversidade e controle que possuem quando o assunto é consumir conteúdo através do formato de vídeo.  

Afinal, nem só entretenimento é produzido nesse formato, como vimos anteriormente nas possibilidades de temas para abordar com o vídeo marketing. Além do mais, com  o Youtube ocupando o segundo lugar na lista de buscadores mais utilizados, perdendo apenas para o Google, fica nítida a preferência de grande parte das pessoas em ter acesso a informação, dicas e tantas outras coisas no formato de vídeo.

E se tantas pessoas estão buscando esse conteúdo, faz sentido investir também nesse formato. 

Mas lembre-se, isso não significa ignorar suas ações de captação. Então nada de excluir o blog ou deixar de lado o e-mail marketing. 

Se faz sentido para o seu negócio, busque utilizar o vídeo marketing como uma estratégia a mais. Potencializar é a palavra quando se pensa em consolidar sua estratégia de marketing digital explorando todos os recursos lógicos e acessíveis para o seu negócio. 

Vejamos ainda, alguns benefícios de explorar o vídeo marketing e garantir mais uma aliado para suas vendas. 

1- Alto ROI; 

Já tratamos aqui no blog de práticas para aumentar o ROI e o que isso significa. Caso você ainda não tenha visto, é só clicar aqui. Mas adianto que o retorno de investimento obtido através do vídeo marketing é muito satisfatório. 

Por exemplo, a Aberdeen Group realizou uma pesquisa e constatou que empresas que investem em vídeos conseguem gerar 66% de leads qualificados a mais por ano. Esse aumento representa um total de 54% no brand awareness (notoriedade da marca) em comparação àquelas que não apostam nesse formato. 

2- Geram mais autoridade; 

Produzir conteúdo específico e relevante para o seu nicho gera audiência. E como as pessoas têm dedicado horas assistindo vídeos elas buscam conhecimentos e informações que resolvam suas dúvidas. 

3- Aumentam o engajamento do público; 

Com sua produção bem direcionada, a consequência é mais engajamento e feedbacks do seu público. 

4- Fáceis de produzir; 

Um bom motivo para começar a adotar o vídeo marketing é a facilidade de produzi-los. Não é necessário equipamentos caros para iniciar com a produção de vídeos. 

Se atente primeiro ao texto, comunicando exatamente aquilo que é essencial para sua audiência. Com a ajuda de um smartphone e mais alguns outros recursos é possível ter um conteúdo bacana em pouco tempo. 

Agora lembre-se de investir com atenção no vídeo marketing e trazer produções mais elaboradas sempre que possível. Lembre-se também do toque de dinamismo, essencial para esse tipo de conteúdo.

Dito isso, só falta mesmo partir para ação! 

Recomendo que você analise sua estratégia em curso e não deixe de considerar mais essa possibilidade. E pode contar com a equipe Cósmica para te ajudar nesse processo! 

Oferecemos uma avaliação gratuita para o seu negócio. Assim fica mais fácil descobrir o quê e em que melhorar. Sem contar que somos especialistas em marketing digital e buscamos soluções atuais para nossos clientes!