A escrita copy é responsável por encaminhar os leitores do seu conteúdo a avançarem na jornada do cliente, rumo à conversão.

A partir desse primeiro passo, que funciona muito bem quando alinhado ao inbound marketing e o marketing de conteúdo, é mais fácil consolidar o relacionamento com seu cliente e vender online.

Mas como produzir um bom copy ou como relacionar essa estratégia de escrita com outras estratégias de marketing digital?

Vou tratar dessas e de outras possíveis questões ao longo deste texto. 

Continue a leitura! 

Copywriting o que é? 

Como já mencionado anteriormente, o copy é uma estratégia de escrita de conteúdos.

Essa prática envolve o manejo da persuasão e gatilhos para aguçar os leitores a realizar uma ação. Para produzir um bom copy é sempre considerado os seguintes aspectos: 

— Fluidez no texto, 

— Criatividade para despertar sentidos, 

— Linguagem dinâmica e acessível, 

— Encanto sem exageros. 

O copy atrai pela simplicidade do texto e pela capacidade de fazer sentido para realidade do leitor, promovendo compreensão e instigando a busca por aquela solução ofertada.

Produzir um bom copy está altamente ligado a gerar convencimento pela comunicação do seu produto de modo mais natural possível.

Leitura recomendada: Storytelling como utilizar a estratégia e gerar vendas 

O texto copy pode ser utilizado em emails, anúncios, textos para blog, landing pages e outros materiais que tenham como objetivo avançar para uma nova etapa.

Principalmente porque é preciso capturar a atenção do cliente/público alvo para gerar a conversão.  

Sendo assim o copy também pode ser utilizado para produzir textos que almejam educar os clientes.

Combinado com o marketing de conteúdo, a estratégia potencializa a capacidade de resolver os problemas do leitor com o produto ou serviço oferecido. 

Vejamos a seguir um exemplo bem-sucedido de copy para você entender como funciona a prática dessa escrita. 

O copy a seguir foi produzido pelo Trello, ferramenta que permite o controle de atividade e gestão de horários para equipes.

Também podendo ser utilizado individualmente para estruturar rotinas e atividades do cotidiano. 

“Com quadros, listas e cartões do Trello, você pode organizar e priorizar os seus projetos de um jeito divertido, flexível e gratificante. Cadastre-se, é grátis!”

A linguagem adotada é rápida e prática, quando combinada com as imagens fortalece o ponto apresentado pela empresa, de que é simples utilizar seus serviços e quando são unidos ao CTA o texto cumpre a proposta de copy eficiente. 

Não podemos deixar de mencionar que a escrita copy não é uma novidade. O termo surgiu em 1828 por Noah Webster e voltou com força a partir de 1970.

Vale ressaltar também que a estratégia não possui ligação nenhuma com a palavra “cópia”, afinal, produzir bons copies envolve criatividade e originalidade na escrita. 

Aliás, o copy ganhou um pouquinho mais de força no espaço digital, mas isso não limita suas aparições no campo offline.

Um dos principais motivos que podemos destacar para o sucesso da escrita copy é a combinação entre essas e outras estratégias, como você provavelmente já percebeu ao longo dessa leitura. 

Vejamos ainda algumas dicas de como aplicar o copy aos seus conteúdos. 

Copy para conteúdos de email, 

A comunicação via email é indispensável. Além de ser um dos principais canais utilizados por diversas pessoas é uma excelente forma de divulgar outros conteúdos produzidos em seu site e atrair cliques. 

O copy utilizado no email conserva as características naturais do copy e promove conversão, pode oferecer ao lead algum produto novo ou até mesmo aquele que já vinha sendo visitado no site. 

Com clareza e foco em promover boas sensações para que o leitor decida, é um interessante método de gerar conversão. 

Leitura recomendada: 5 razões para apostar no E-mail Marketing 

Copy em landing pages 

O copy nessas produções é muito utilizado diretamente nos sites e busca promover a ação voltada para o download de conteúdos valiosos para o seu público. 

A estratégia de escrita copy, quando empregada de forma coerente com os objetivos e desejos de comunicação da empresa se torna uma peça fundamental e extra na hora de alcançar mais conversões. 

Sabendo disso, espero não restarem dúvidas acerca do potencial da escrita copy e, caso seja do seu interesse implementar esse ou outro tipo de estratégia de marketing digital para o seu negócio, entre em contato com a agência dedicada a melhorar os resultados de negócios como o seu, a Cósmica.