30 de abril de 2020

5 razões para apostar no E-mail Marketing

O E-mail Marketing já foi mencionado em nossas publicações inúmeras vezes, e isso acontece porque ele é uma ferramenta importantíssima dentro do Marketing Digital e de Conteúdo. Proporcionando um vasto alcance e possibilidades diversas de personalização da recepção, o e-mail marketing tem eficiência para entregar a comunicação certa, ao público desejado, e de forma não-invasiva. E apesar de ser uma ferramenta promissora, como qualquer outra, precisa de planejamento estratégico para obter sucesso na sua execução.

De modo geral, as campanhas, como chamamos o conteúdo lançado pelo e-mail marketing, são utilizadas para informar sobre produtos, novidades, ofertas, serviços e lançamentos. Porém, com o apoio das ferramentas adequadas de disparo desses e-mails, é possível personalizar e customizar o conteúdo, o que é fundamental para qualificar o relacionamento com o público-alvo, ou seja, para estabelecer uma comunicação eficaz com a sua audiência.

No Marketing Digital, essa ferramenta é uma das principais cobaias dos profissionais de marketing, principalmente os que estão iniciando as suas ações. Uma noção que vem com o tempo é a de que quantidade e qualidade são coisas bem diferentes, e a segunda prevalece. De nada vale enviar e-mails com conteúdo irrelevante, mal estruturado e mal escrito, ou com chamadas incapazes de despertar curiosidade. Isso não funciona. Um bom E-mail Marketing é bem planejado, é enviado com base na análise de público, e entrega a esse público o que ele quer: conteúdo relevante, que estimule o acompanhamento posterior de publicações. Tudo otimizado, formulado de maneira interessante e com disparos estratégicos. Além disso, esses e-mails são ótimas oportunidades para implementar os CTAs.

Após considerar tudo isso, já podemos trazer com maior clareza para você, que nos lê, algumas razões para apostar no E-mail Marketing como a sua próxima ferramenta de estratégia em marketing digital. Que tal repensar a sua estratégia atual? Abaixo, listamos cinco razões para não deixar o potencial do E-mail Marketing passar despercebido.

Potencial de Segmentação

Para obter sucesso com o disparo de e-mails, a melhor prática certamente é a segmentação do envio de conteúdo. Segmentar significa enviar o conteúdo certo, para o público certo, no momento adequado e trabalhando sobre os interesses do público selecionado. Não é preciso enviar o mesmo e-mail marketing para toda a lista de contatos. Na verdade, os resultados mostram-se melhores com uma comunicação voltada para os seus públicos específicos. É possível colocar essa medida em prática através de critérios diversos, desde que faça sentido para o seu negócio.

Tratando-se da aproximação através de mensagens eletrônicas, em muitos dos casos, as pessoas recebem e-mails aleatórios, desinteressantes, e mesmo com conteúdo de publicidade agressiva, o que pode levá-las ao desinteresse total no conteúdo trazido por determinada empresa; sinalizar como Spam ou cancelar a inscrição na lista são dois exemplos de como finalizar esse contato. Para evitar que se chegue a este ponto, a empresa responsável pelo disparo de mensagens precisa agir desde o contato inicial, acordando com os interesses do usuário em questão. Aí mora a maior vantagem da segmentação: evitar que mensagens de conteúdo não-relevante cheguem ao Lead, fazendo-o desistir do contato estabelecido.

Aumenta os índices de conversão

Ao ser realizado com eficiência, o e-mail marketing mostra mudanças significativas nos índices de conversão, naturalmente. O que seriam as conversões? Chamamos de convertido todo o contato que antes era apenas um cliente em potencial, e torna-se um cliente efetivo. O processo de conversão consiste em transformar os Leads em clientes. E claro, ele depende muitíssimo do trabalho desempenhado na geração de conteúdo. Não podemos, nunca, trabalhar com leads frios.

Os conceitos de lead frio e lead aquecido são para o marketing alusões ao bom e ao mau negócio. Um lead frio é aquele que não demonstra interesse pelo seu conteúdo - o que pode ser visto a partir das aberturas de e-mail -, ou aquele com quem você não entra em contato há muito tempo. O ideal é que seus leads estejam sempre aquecidos, ou seja, que sempre leiam de você, pois isso ajuda nas conversões, uma vez que o seu serviço tem mais chances de ser considerado para contratação, já que se mostra mais presente. 

O bom e-mail marketing não custa caro, traz tráfego para o seu site, melhora o relacionamento com os leads e, claro, após tudo isso, deve aumentar as suas conversões. Invista em e-mails criativos e que convertem.

Especificidade no alcance

Através do disparo de e-mails, você tem a oportunidade de alcançar todos os contatos da sua base diretamente da Caixa de Entrada, um canal consideravelmente seguro e que faz parte do cotidiano de muitos. Portanto, apostar nesse canal vai garantir que você se comunique com pessoas que voluntariamente optaram por receber aquele conteúdo. Esse tipo de contato vem através de alguma página de aterrissagem, designada exatamente para a captação de contatos interessados. Toda a sua base é composta por pessoas com interesse primário em seu produto ou serviço. Contudo, é fundamental adotar práticas para garantir a entregabilidade dos seus e-mails.

Esse quesito reafirma-se ainda mais com a boa segmentação, qual já comentamos acima nessa publicação. E lembre-se: jamais compre lista de e-mails! De nada interessa uma imensa base de contatos que não dá a mínima para o conteúdo que você oferece. Pior, importunar contatos desinteressados pode ferir seriamente a reputação do seu negócio. Portanto, opte sempre por interesse e transparência em seus objetivos.

Métricas e Indicadores

A mensuração é a etapa mais analítica para o E-mail Marketing, bem como para o marketing no geral. É a partir dela que surge a avaliação dos resultados das campanhas feitas. No e-mail marketing tudo é mensurável, permitindo o controle não só da entregabilidade, como da taxa de abertura e engajamento, que vem com os cliques e também com o número de retirada das inscrições por parte dos usuários. O acompanhamento do que chamamos métricas e indicadores de desempenho permite determinar quais são os conteúdos com melhor recepção do público; ou seja, quais conteúdos são mais eficazes para converter os contatos, além de calcular o custo de aquisição de clientes por meio do disparo de e-mails, o que facilita a otimização das estratégias aplicadas.

Custo-benefício

Tudo de técnico necessário para lançar campanhas de e-mail marketing é uma boa ferramenta. Por exemplo, aqui na Cósmica utilizamos um software de automação da Resultados Digitais, com todos os recursos necessários para campanhas criativas e enfáticas. Além disso, também é preciso considerar a mão de obra, se a sua empresa ainda não trabalha com uma agência. O foco é sempre a redação e o agendamento dos disparos.

O investimento consideravelmente mais enxuto do que para as demais ferramentas do Marketing de Conteúdo, torna o E-mail Marketing uma ótima aposta em termos de custo. Por apresentar ROI (Retorno sobre Investimento) alto, e em tempo razoável, agrega positivamente com os benefícios sobre custo.

A Agência Cósmica trabalha com a melhor da América Latina

Utilizamos o RD Station, software de automação em marketing da Resultados Digitais, empresa catarinense líder de mercado na América Latina. Com o Station, podemos realizar disparos de conteúdo dentro de uma plataforma dinâmica, que permite agendamento, análise e criações multimídia. O nosso time conta com redatores, criadores de conteúdo visual e um time de atendimento para criar o relacionamento mais sólido possível e acompanhar o desempenho do trabalho realizado. Se ainda possui dúvida sobre o assunto, não hesite em nos procurar. Vamos realizar um orçamento! 

Ah, e caso não saiba, a Cósmica disponibiliza um diagnóstico de Marketing Digital gratuito, que pode ser iniciado on-line. Com ele, podemos ponderar as melhores estratégias para o seu negócio, especificamente. Acesse o link, preencha o formulário rapidinho e converse com o nosso time de especialistas: http://bit.ly/diagnostico-cosmica