A estratégia é o que define o plano de ação e os recursos utilizados, principalmente no campo online, onde tudo precisa ser produzido de maneira organizada, focada no propósito final da comunicação.
No marketing digital, por exemplo, a segunda etapa após a inserção no meio digital é estabelecer esse planejamento para garantir a permanência, relevância e engajamento nesse espaço cada vez mais disputado.
Dito isto, no texto de hoje, trataremos de um poderoso recurso dos sites para educar, fidelizar e relacionar seus clientes, o blog.
Caso seu negócio ainda não tenha um site rodando com conteúdo estratégico ou você ainda não tenha certeza que sites são para o seu empreendimento, confira também o texto a seguir!
Adianto que o site é importante para todo negócio que deseja sobreviver online, ainda mais se você deseja ser encontrado pelos clientes, ocupando as melhores posições nos buscadores online.
A importância do site para a saúde do seu negócio
Por que utilizar o blog?
Bom, essa deve ser a segunda maior dúvida quando se trata da criação de sites, a primeira é se realmente deve ser feito um, mas creio que agora você já captou que a resposta é sim, é preciso fazer um blog.
Ele possui um papel fundamental na estratégia de marketing de conteúdo — alinhado ao inbound marketing — de um negócio, responsável por direcionar o cliente em uma jornada.
Indo de maneira educativa e propositiva quanto às saídas que o cliente pode considerar para resolver seus problemas e tirar suas dúvidas.
Lembrando que temos uma série especial em nosso blog falando sobre estratégias de funil de vendas aplicadas às redes sociais, vale super a pena conferir:
Como utilizar os mecanismos- Instagram
Como utilizar os mecanismos- Facebook
Como utilizar os mecanismos- LinkedIn
Sempre tratamos aqui da importância de se adaptar, principalmente em um cenário de constantes incertezas e mudanças.
O cliente geralmente possui dúvidas e inseguranças antes de realizar suas compras.
Graças a necessidade dele se informar que o espaço se expande para que especialistas, influenciadores e o seu blog cresçam.
Contudo, os conteúdos devem ser essencialmente responsáveis e habilitados para sanar dúvidas e inquietações do cliente que podem surgir em qualquer etapa da sua relação com o produto ou serviço.
Acompanhe o seguinte exemplo: Joana está procurando um modelo de lâmpada para sua casa, mas não faz ideia dos diferentes tipos que existem, muito menos quais são os mais econômicos, duradouros, etc.
Quando ela digita em algum buscador online: “lâmpadas para ambientes externos”, ela procura uma solução para o seu problema.
Digamos que você tenha uma loja especializada em lâmpadas, luminárias e outros acessórios para casa.
Quais são as chances do seu nome aparecer no início das respostas do Google para Joana? Seja você da mesma região, com um negócio novo ou não.
Como a Joana pode te encontrar facilmente e comprar o objeto desejado?
Nesse quesito, o blog entra fortemente como uma solução, mas não a sua utilização desassociada de qualquer estratégia.
Ele possui mais força quando combinado com mais de um recurso possível para encaminhar seu crescimento.
Por isso, quanto à produção de textos em blogs ou sites é necessário pensar no SEO (Search Engine Optimization).
Leitura recomendada: Como construir links nas suas postagens e impulsionar os resultados do SEO?
4 formas do SEO ajudar a sua empresa durante a pandemia
Como um blog de negócios eficaz pode aumentar seu SEO
Através dos blogs posts disponíveis no site, que o seu ranqueamento nas plataformas de buscadores aumenta, facilitando que seu conteúdo e sua marca alcancem mais pessoas, bem como as pessoas certas.
Conteúdo de qualidade, com a linguagem certa, adaptado para a persona é o que aumenta a relevância da sua marca online.
Também é graças a esse processo que a marca pode investir em construir autoridade em relação ao seu nicho de atuação, se colocando como parceiro confiável dos clientes.
O processo também auxilia a geração de tráfego orgânico para o site e movimenta seu canal de comunicação.
Leitura recomendada: 4 ferramentas para gerar tráfego pago
Mídia orgânica funciona? Entenda as principais vantagens e desvantagens para o seu negócio
Vejamos ainda alguns dados referentes ao comportamento do consumidor online para captar e relacionar a potencialidade do blog nas estratégias de marketing.
- Nove em cada dez clientes brasileiros pesquisam online antes de realizar uma compra online, sendo 85% desses clientes, pessoas que utilizam o smartphone para fazer consultas online enquanto estão em uma loja.
Os dados fazem parte da pesquisa da Math Ads.
- O poder dos influenciadores pode ser percebido, mais uma vez, em dados da pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, que descobriu que 76% dos internautas já consumiram algum produto ou serviço indicado por influencers.
Como os usuários estão cada vez mais interessados em se informar antes de consumir, os blogs se tornam ainda mais relevantes no processo de vendas, conduzindo o cliente no primeiro estágio da jornada de compra.
Esse recurso é fundamental para consolidar o espaço das marcas online, porque trabalha alguns mecanismos que ativam e interagem com o cliente. Por exemplo, a reciprocidade.
Quando você fornece um conteúdo explicativo de qualidade para o seu cliente e consegue tirar suas dúvidas, o gatilho de reciprocidade é ativado e o sentimento de que algo deve ser dado em troca para sua empresa é acionado na mente do consumidor.
Caso seu conteúdo não seja relevante para ele, mas possua o compromisso de ser educativo, coerente e bem escrito, pode ainda ser indicado naturalmente, porque será considerado como especializado no assunto que se propôs a tratar, servindo de referência para outros usuários.
O blog é um excelente instrumento para trabalhar gatilhos de linguagem e atrair cada vez mais os clientes para o seu negócio.
Tratamos um pouco mais sobre esse aspecto em específico da escrita estratégica com a utilização de gatilhos no texto: Aprenda a utilizar a estratégia de copy em seus conteúdos.
Agora que você está ciente da importância do blog, do site e do conteúdo planejado de forma estratégica para converter seus clientes, basta se orientar através de pesquisas sobre sua persona.
Trate de identificar os principais tópicos de interesse do seu público, pesquise e compreenda todos os aspectos do seu negócio, produto ou serviço e trabalhe a comunicação focada em simplificar seu uso, garantindo adequar a expectativa do cliente com a sua solução.
Admito que para realização desse investimento no serviço de blog posts, se faz necessário buscar como alternativa parceiros que atuam na área da criação de conteúdo para fornecer qualidade, especificidade e relevância para seus clientes.
Saiba que pode aproveitar a expertise da agência Cósmica e caprichar no relacionamento, fidelização e vendas para seus clientes com nossos serviços. Basta entrar em contato!
O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...