29 de março de 2021

Mídia orgânica funciona? Entenda as principais vantagens e desvantagens para o seu negócio

Garantir que seus clientes te encontrem é um dos primeiros desafios de comunicação que precisam ser solucionados. Por isso, entender sobre a mídia orgânica é extremamente relevante para o seu negócio.  

No marketing digital, é importante estabelecer um contato com o seu cliente e garantir a presença da sua marca no ambiente virtual. 

Para que isso ocorra de forma eficaz é preciso entender que estratégias utilizar dentro de cada meio em que seu produto está inserido. Redes sociais, sites, e-mail marketing  e até mesmo relações offline como panfletos, banners e outros, todos eles demandam cuidados diferentes e atenções específicas. 

Como nossa causa é digital, queremos te ambientar dentro desse meio. 

Afinal, estamos tratando aqui de uma possibilidade de ferramenta para o seu negócio: a mídia orgânica, também chamada de tráfego ou buscador orgânico. 

A estrutura de uma mídia orgânica é simples e em poucas palavras podemos até resumir em 3 noções básicas: Confiança, economia e qualidade. 

A primeira tem haver com a relação que seu cliente já tem com o produto ou serviço, a segunda é referente ao dinheiro que não é necessário para se construir uma presença orgânica e por fim, a qualidade, esta não diz respeito apenas ao produto final que você oferece, mas também, a qualidade da experiência oferecida.  

Porém a grande questão aqui, é sobre  garantir que seu produto ou serviço seja percebido pelo maior número possível de clientes ideais.

Por isso, um bom exemplo de mídia orgânica é o SEO. Nesse caso, será importante investir também no marketing de conteúdo e constantemente alimentar seus consumidores com informações relevantes. 

Recomendo as seguintes leituras: COMO UM BLOG DE NEGÓCIOS EFICAZ PODE AUMENTAR SEU SEO | 4 FORMAS DO SEO AJUDAR A SUA EMPRESA DURANTE A PANDEMIA 

Agora, vamos descobrir as desvantagens da mídia orgânica

1- Comunicar seu produto para pessoas que não estão interessadas e prejudicar sua percepção. O direcionamento correto é o meio eficaz de se conectar com seus clientes ideais. Você não pode se comunicar de forma aleatória e desordenada.    

2-  Requer tempo...muito tempo.  Para a mídia orgânica funcionar você precisa dedicar um tempo maior tanto para a construção de conteúdo, que precisa ter qualidade e ser relevante quanto para aprender a engajar esse conteúdo online. 

3- O retorno também demora a aparecer. Mesmo com boas técnicas, o retorno ainda demora para chegar porque depende muito do meio em que você se insere e da receptividade dos clientes em relação ao seu conteúdo.

Mas não se desanime, nem tudo está perdido! 

Isso porque a solução é mais simples do que parece. Embora você precise analisar o seu negócio e o que é necessário para atingir cada vez mais clientes ideais e melhorar a comunicação, um grande e recomendado passo é agir conjuntamente com mídias pagas. 

De um lado, você consegue explorar a autoridade da sua marca de maneira orgânica e do outro você consegue um retorno mais rápido e satisfatório por ser direcionado às pessoas certas. 

Não tenha medo de optar por dois caminhos e explorar suas chances de obter sucesso!

Recomendo a leitura desse outro artigo: A MÍDIA PAGA COMO ESTRATÉGIA PARA ALAVANCAR O SEU CONTEÚDO.