18 de maio de 2020

A importância do site para a saúde do seu negócio

Se você ainda possui dúvidas sobre a necessidade de um site para o seu negócio, lembre-se: o consumidor nunca esteve tão conectado quanto hoje. E, amanhã, é provável que esteja mais conectado ainda. Todas as marcas de sucesso que você conhece, possuem um site. É um fato. Não importa o segmento, ou o porte da empresa, o site é a primeira impressão de muitos negócios no consumidor, logo, tornou-se o denominador comum do sucesso. 

Imagine que você é um modelo, alguém cujas oportunidades dependem, sobretudo, da própria imagem. Ainda que a sua postura seja excelente, que a sua bagagem e habilidades tenham grandes chances de destaque, se não investe na sua imagem a não a projeta com qualidade, todas as suas características mais positivas e bem capacitadas acabam se tornando armas frias. É preciso saber se fazer visto. O site está aí para isso, e ele não tem falhado desde que iniciou a sua carreira no mercado.

Os sites versus as redes sociais

Muitas pessoas criam uma relação dependente de substituição, sempre que um elemento novidade surge diante de um elemento tradicional. Mas, alto lá: Cada um no seu quadrado. Os canais digitais são diversos, e cada um oferece a própria proposta, mesmo as redes sociais, que são canais tão similares entre si. Pelo uso exacerbado das redes, é comum que se crie uma cultura, ao senso comum, de afastamento dos sites – mas isso é apenas lenda urbana! Os sites sempre foram, e seguem sendo, uma ferramenta incrível de relacionamento com o público, visibilidade e principalmente de vendas. É preciso não se deixar enganar: ter um site, antigamente, era um luxo, hoje, é uma necessidade; e até então, as redes sociais não representam qualquer perigo para a longevidade deles, pelo contrário, beneficiam-se dos recursos multimídia disponíveis nos sites, que comumente redirecionam a visualização às redes, podendo agir de maneira integrada. E a mesma coisa acontece de forma inversa, através da captação de visitantes para os sites, feitas com publicações estratégicas nas redes sociais.

A realidade para o Brasil é a de milhões de pessoas conectadas, nos tornando o quinto país com mais usuários ativos em todo o mundo. É muita gente conectada, acessando mecanismos de busca, como o Google, todos os dias. Essa é apenas uma das formas de mensurar as possibilidades de visualização de um site para o seu negócio, que ativo, pode facilmente surgir nos resultados de buscas sem muita burocracia. Além disso, 40% das empresas já utilizam a plataforma institucional para aumentar as vendas, e os sites e-commerce já beiram a casa dos milhões.

Não existem canais dispensáveis, e é preciso saber utilizar de todos eles estrategicamente, para evitar perder tempo, dinheiro e oportunidades. Os sites, já veteranos do Marketing Digital de conteúdo, seguem sendo protagonistas da era digital, e não têm data para abandonar o posto. Se ainda não consegue entender a efetividade da ação dessas belezuras, continue conosco no tópico abaixo.

O que muda com a criação de um site?

Muito se fala em vendas sempre que o assunto sites vem à tona. E apesar dessa potencial representar um grande diferencial para o negócio, há diversas maneiras com as quais um site pode melhorar a situação de uma empresa. A visibilidade e a dinâmica de relacionamento são mais algumas delas. Apesar de ser um modelo tradicional de lançamento no Marketing Digital, o site não tem nada de limitado e propõe resultados bem sólidos. Além disso, não é mais tão caro assim colocar um bom site no ar; a relação custo-benefício só veio a se fortalecer com o tempo. Conheça algumas das vantagens mais detalhadamente:

Você é visto

O seu site é a sua vitrine. É lá que estão todas as informações sobre o seu negócio, das mais introdutórias às detalhadas. Com um site, você compartilha seu objetivo e valores com o público, constroi uma imagem que garante a percepção além dos canais digitais e, acima de tudo, tem a chance de oferecer conteúdo especializado  – através dos blogs –. No mesmo plano, estão as vendas, que podem ser potencializadas uma vez que o seu produto ou serviço estão ali, anunciados para qualquer um ver. 

Lembre-se, não adianta ser excepcional, se você não é visto. E quem não é visto, não é lembrado, já diziam os mais velhos! Ter um site é a forma mais simples de ser encontrado na internet hoje. Basta uma pesquisa rápida no Google, com os termos certos ou nem isso, e o seu negócio já virou assunto no Google, que é a ferramenta de busca mais acessada do mundo, e oferece excelentes propostas de exibição, gratuitas e pagas.

Para construir um site, basta buscar pelas opções disponíveis, há uma infinidade delas. É preciso, ainda assim, buscar por profissionais confiáveis e competentes, que entendem de tendências e possam montar para o seu negócio um site otimizado e bom, com potencial para destacar-se entre os resultados das buscas. Isso, quando a pesquisa é apenas sobre o seu negócio ou oferta. É bom atentar-se para a alimentação dos blogs, que são canais excelentes para demonstrar autonomia sobre os assuntos do seu segmento, e podem ser a aposta do seu leitor/cliente ao buscar por uma solução ou esclarecimento de dúvidas.

A tão falada “autoridade”

A autoridade, para o mercado, é a habilidade de mostrar-se capacitado e bem munido de soluções para os problemas e necessidades da sua área. Se existem duas especializadas em um determinado assunto, mas apenas uma delas possui um site, é muito mais provável que o cliente procure a empresa com o site, pois exibir informações é também investir em confiabilidade. O mesmo acontece com as redes sociais, que apesar de todo o mérito e sucesso no lançamento de empresas e suas respectivas vendas, ainda são canais de acesso público, que não compartilham dos mesmos indicadores de qualidade e confiança que sites com domínio próprio, ativos e bem apresentados.

Através do site, a sua empresa passa a ter um endereço no qual se concentram todas as informações necessárias sobre ela. Informações legais básicas, objetivos, serviços, clientes e trabalhos realizados. O site ajuda a empresa a munir-se com novos artifícios de promoção. Além do mais, por meio da criação de conteúdo, como os blogs, que mencionamos acima, é possível provar que a organização exibe um domínio respeitável sobre o assunto, e que tem capacidade técnica para a solução dos problemas que promete enfrentar. E isso, com toda a certeza, se sai muito eficiente ao influenciar a tomada de decisão.

Suas vendas são potencializadas

A venda é a última etapa, e a mais decisiva, de toda estratégia de Marketing. Segundo o Marketing de Atração, quando bem realizado, depois de atrair, converter e relacionar-se, é chegada a hora de vender e encantar. Para auxiliar na consolidação do negócio, o site pode ser uma grande mão na roda. O site funciona tão bem para as vendas consultivas, quanto para os processo autônomos de compra, como no caso dos e-commerces. Dá tão certo que, no Brasil, já existem quase 1 milhão de sites só do tipo e-commerce. 

Quando a sua venda é consultiva, o site funciona como um suporte ao vendedor, diferentemente da venda com autonomia única do cliente. Logo, deixamos a dica de pensar em uma área descritiva para os seus produtos, sendo bem transparente sobre as soluções oferecidas e os preços. No caso das vendas com autonomia do cliente, as self-service, ter um site já ajuda a escalar o seu negócio, permitindo que os clientes comprem quando acharem conveniente, não importando se é dia útil ou horário comercial. Com a loja online, a oportunidade de compra estará sempre lá.

O relacionamento com a sua audiência dá um up

Já falamos aqui no blog da Cósmica: aproximadamente, 80% dos consumidores brasileiros pesquisam antes de comprar ou contratar. O consumidor tem, agora, um papel muito mais ativo no próprio processo de compras, e ele está constantemente atrás de informações que possam influenciar positivamente a sua decisão, através da relação de confiança e transparência. Para atender à essa latente mudança nos hábitos de consumo, é que o seu site atua, também. É possível manter um bom relacionamento com o seu cliente de muitas formas, pois o site é munido com artifícios informativos e de interação. Destacamos alguns:

- Criar um CRC, ou uma Central de Relacionamento com o Consumidor/Cliente. Através da central, os clientes podem tirar dúvidas rápidas, mais comuns, e se sente bem recepcionado

- Seguindo o mesmo critério de atendimento acima, criar um chat em tempo real para os clientes

- Produzir conteúdo e publicar regularmente no blog do site, sempre com materiais ricos e autorais

- Estar ciente das dúvidas e soluções mais pesquisadas da área, produzindo conteúdo relevante (como vídeos de treinamento ou propostas institucionais de treinamento e esclarecimento)

- Responder aos comentários nas publicações do site. Demonstre atenção e preocupação com o que é dito pelos consumidores

Possibilidades de expansão

A internet é imensa, e ela não dorme. O site é apenas uma forma de utilizá-la para beneficiar-se, e contribuir com a rede, ao mesmo tempo. Saiba os objetivos do seu negócio, invista tempo e estudo para compreender o melhor à saúde dele. O desejo de todo empreendedor é conseguir expandir a própria iniciativa, e isso só deve ser feito através de planejamento e estratégia. Entenda o que quer fazer, e deixe que o site expresse o seu negócio. Ele é uma exibição constante, disponível a qualquer hora e de qualquer lugar, e precisa estar sempre apresentável para o espectador. Ter um site, seja qual for o objetivo (vendas e/ou informações), é uma oportunidade única para cumprir vários dos seus objetivos na checklist de uma só vez. Se precisa de consultoria, esclarecimento ou estratégia, saiba que a Agência Cósmica é especializada em Marketing Digital, possuindo um time de designers de ponta, pronto para te construir um site que é a cara do seu negócio.

Lembre-se, o site é, na maioria das vezes, a primeira impressão que o seu negócio causa no consumidor. É hora de fazer bonito.

A sua empresa aberta 24h por dia: Um conceito possível com a Cósmica

A Agência Cósmica possui a criação de sites como oferta no portfólio. Através de muito diálogo e brainstormings, a nossa equipe chega à solução ideal para a personalidade do seu negócio, construindo sites acessíveis, dinâmicos, com boa projeção dentro das pesquisas e design exclusivo. Acesse à nossa aba de serviços clicando aqui, ou visite o nosso menu quando bem entender. Lá, explicamos melhor a nossa oferta e há sempre um formulário de contato esperando por você, para acelerar o início da nossa conversa. Não hesite em nos procurar. 

Nos vemos na próxima publicação!