É fundamental ter estratégias para guiar o processo de comunicação no espaço online. São elas as responsáveis por conduzir o crescimento da marca ou empresa nas redes, sites e afins.

Também é possível atrair clientes e fortalecer a relevância do seu negócio contando com conteúdos ricos no site. 

Ter o site disponível é apenas o primeiro passo para dar vida ao seu negócio no universo online. 

Isso porque, estar presente nas redes exige constante atividade e produção de conteúdos para engajar seu público. 

O texto se preocupa em discutir exatamente o que fazer para alcançar os clientes com conteúdos relevantes no site. 

E todo o processo começa com planejamento e conteúdo. 

A criação de conteúdo nas redes faz parte do mecanismo para atração de clientes.

Para causar impacto e promover engajamento é preciso produzir materiais ricos e relevantes às suas personas.

Vamos saber mais sobre  porquê se dedicar aos conteúdos e conferir algumas dicas sobre os materiais que devem fazer parte do seu site. 

Mas antes é preciso saber como funciona o processo de atração nos sites.

O primeiro passo é ter disponível o site, bem como o objetivo detalhado sobre qual a função que esse recurso irá exercer para o seu negócio. 

Recomendo a leitura do post a seguir caso você ainda tenha dúvidas sobre ter ou não um site.

Adianto que para crescer online é essencial usar os mais variados recursos disponíveis, priorizando sempre a coerência para seu negócio e seu público. 

Leitura Recomendada: A importância do site para a saúde do seu negócio

Outro ponto relevante de destacar é que existem diferenças entre atrair para o site e atrair no site. É bem simples e eu te explico a seguir. 

Quando queremos que as pessoas encontrem o seu site é preciso adotar estratégias de direcionamento e divulgação da rede.

Geralmente são combinadas as ações de Tráfego Pago, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, por exemplo.  

Para alcançar bons resultados com o marketing digital é viável apostar sempre em mais de uma estratégia. 

Isso porque além das alternativas de efetivar a comunicação entre os clientes se multiplicarem, cada método possui um propósito.

A seguir você pode conferir materiais que vão te auxiliar no processo, caso ainda não tenha um planejamento definido.

Leitura Recomendada: Como escolher a estratégia de marketing certa para o seu negócio | Crie uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa  

Quando as pessoas já acessam seu site é preciso definir o que oferecer para elas ficarem interessadas no seu produto ou serviço, ou seja, nutrir aquele usuário para que ele se transforme em um cliente.

Embora isso não signifique deixar de lado os investimentos para continuar atraindo pessoas para o site. 

Sabe porque é importante gerar conteúdo relevante para o seu site? 

É através desses materiais que seu negócio ganha autoridade e estabelece de forma atrativa o relacionamento com o cliente.

Dessa forma ele pensa no seu conteúdo e divulga naturalmente quando suas dúvidas e problemas são resolvidos por meio desse contato. 

Mas é preciso ter em mente que o conteúdo  precisa fazer sentido e estar acessível no momento. 

Por isso é importante fortalecer o site com a produção de conteúdo em blogs e organizar a distribuição desse conteúdo para os usuários. 

Com a utilização de blog, o processo de atrair, converter e fortalecer o relacionamento do seu negócio com os clientes é aumentado. 

Confira a seguir algumas dicas sobre como estruturar o blog e por fim confira os materiais para potencializar o site e oferecer uma experiência rica aos usuários. 

1- Todo conteúdo precisa fazer sentido; 

O usuário precisa ter em mãos um conteúdo coerente que comunique processos e tire suas dúvidas sobre o assunto. 

Após conhecer bem a sua persona é que se torna possível orientar os formatos e estilos utilizados no blog para comunicar-se com os clientes. 

Por exemplo, vamos imaginar que seu negócio é uma cafeteria. É interessante abordar no blog dicas, receitas sobre as bebidas oferecidas no local, acompanhamentos e até mesmo atividades a serem realizadas enquanto o produto é consumido

Conhecer bem seu público, facilita a construção de narrativa que os aproxima ainda mais do serviço oferecido. 

2- Planejamento e criatividade; 

Traga sempre informações que resolvam os problemas dos seus clientes. Aproveite para combinar estratégias de marketing no site para orientar a produção desses conteúdos. 

3- Explore a interação; 

Os blogs são canais para fortalecer a interação entre os usuários e o seu produto. Assim, quanto mais relevância o seu conteúdo tiver, mais próximos os clientes ficam do seu negócio.

Aliás, pode acontecer também uma divulgação espontânea do seu conteúdo. Creio que agora podemos falar sobre outros formatos de conteúdos que atraem os clientes.  

São eles: 

— Os ebooks, 

O ebook é um livro digital que pode ser disponibilizado em plataformas virtuais ou em seu próprio site. 

É interessante utilizar esse material para oferecer de modo mais aprofundado, explicações, processo, dicas e outros que possuem relevância para os clientes. 

Com criatividade e especificidade, conquiste seus clientes com os ebooks e ainda tenha acesso a informações essenciais para o seu negócio. 

Por conta do formato, o ebook é tido como um material extra, de alto valor, então para ter acesso ao conteúdo presente nele é necessário informar o nome, o email e outros dados básicos para garantir o acesso.

Perceba que é um método eficiente para coleta de dados e possíveis clientes. 

— Infográficos; 

O infográfico é mais direto e utiliza imagens para adicionar informações sobre o conteúdo. Entretanto, isso não quer dizer que não possa conter informações densas. 

Na verdade, este recurso é utilizado justamente para facilitar o entendimento sobre determinado assunto, seja ele complexo ou não. 

Os infográficos representam ainda uma abordagem mais envolvente por combinar elementos textuais e visuais. 

Considerando seu público, pode ser uma opção bem bacana de abordar, por exemplo, os principais tópicos de um  ebook, apresentar uma newsletter, explicar sobre um curso online e outros.

O propósito desse material é agregar mais valor ao que está sendo vinculado, apresentar de forma criativa o conteúdo e ainda proporcionar mais engajamento do cliente. 

— Vídeos personalizados, 

São essenciais para revelar algo inusitado e de potencial expressivo para o seu cliente. 

Esse conteúdo pode conter uma aula exclusiva, pode garantir a participação em fóruns especiais, ser introdutório a um curso, oferecer dicas e descontos.

Visando oferecer ao cliente uma experiência mais aprofundada com o conteúdo oferecido no site. 

Sem contar que são ótimos para captação de emails, também.

Toda essa jornada nos leva a concluir que o processo de cuidar do site do seu negócio e dos seus clientes envolvem diversas etapas que precisam de análise e pesquisa para obter bons resultados.

A boa notícia é que isso pode ser feito com profissionais de marketing digital com experiência na produção de conteúdos para sites em variados formatos. E sabe onde encontrá-los? Entre em contato com a agência Cósmica