Se o marketing digital está presente na sua vida você provavelmente já ouviu falar sobre persona.

Mas espera um pouco, esse conceito é delicado e requer bastante atenção e revisão.

Agora se o termo é novo para você, não se preocupe, vamos abordar o significado e importância dele e te colocar por dentro de uma das principais bases de todo marketing digital

Um pouco de história: 

O termo persona surge em 1995 com Alan Cooper, para o desenvolvimento de softwares.

Seu objetivo era entender o cliente e alinhar as suas necessidades com o produto final.

Por exemplo, digamos que sua empresa produz o produto Y mas as vendas não estão indo bem, dentre alguns dos problemas que podem estar atrapalhando o seu negócio, não ter uma persona definida pode ser um deles. 

Quando você entende para quem vende, consegue comunicar melhor a sua marca e consequentemente atingir sua persona ideal.

Dessa forma, é possível também se colocar no lugar do seu cliente e entender bem suas necessidades e problemas. 

Agora atenção! Persona é um conceito muito diferente da definição de público-alvo. 

Persona

É uma criação fictícia do seu cliente, mas envolve relações de consumo e hábitos reais para te auxiliar na compreensão dos anseios deles.

Essa é uma criação personalizada e estratégica, que envolve informações importantes.

A exemplo disso, a persona precisa de um nome, características físicas e comportamentais, informações sobre o seu cotidiano e suas preferências. 

E isso tudo é importante? Com toda certeza! O direcionamento que é possível alcançar conhecendo bem sua persona é a chave para entender melhor o seu negócio e as pessoas que precisam dele. 

Além do mais, a persona é fundamental dentro do marketing de atração (Inbound Marketing), especialidade da Cósmica #ficaadica. 

Leitura complementar: 6 MOTIVOS E VANTAGENS AO CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL 

Público- alvo 

O público-alvo não dá conta da especificidade. Ele é mais generalista e por conta disso, não é capaz de fornecer maiores detalhes para focar no seu produto, serviço ou negócio.

Mas isso não quer dizer que ele não funcione! 

Entender a diferença entre os dois, te possibilita focar bem no seu público e mercado.

Assim, você consegue saber como potencializar a comunicação entre seu produto e o cliente que com certeza é o seu alvo. Poupe energia e tempo focando de maneira lógica. 

Até porque enquanto um te fornece informações mais detalhadas sobre quem seria o seu consumidor ideal (Persona), aquele que apresenta problemas que você, com seu produto ou serviço podem de fato resolver,  a outra se volta mais para aqueles que podem vir a se interessar por você (público-alvo). 

Quando combinados, de forma responsável e cautelosa, podem garantir um direcionamento certeiro para a sua comunicação.

A seguir, focaremos na persona.

Depois de ter esclarecido essa importante diferença, que tal descobrir quando aplicar a persona ao seu negócio 

A resposta é simples: no início, durante a construção do seu produto ou serviço.

Assim como o desenvolvedor de softwares fez lá em 1995, você precisa entender bem o que sua persona precisa e oferecer para ela a melhor experiência possível.

Até porque, o cliente percebe quando existe personalização no serviço e recebe de forma muito positiva esse cuidado e dedicação. 

Com sua persona definida, a comunicação com seus clientes fará mais sentido e você poderá alcançar resultados positivos.

Dica: Ter um time de marketing para te auxiliar nessa etapa é fundamental. 

Principalmente porque essa atividade requer técnicas e táticas que um grupo experiente consegue te ofertar mais rapidamente.

Por isso, conta com a Cósmica para te ajudar a alavancar seu negócio!

Entre em contato conosco! Uma equipe especializada pode ser a força que você tem precisado. Até breve!