Se o marketing digital está presente na sua vida você provavelmente já ouviu falar sobre persona.
Mas espera um pouco, esse conceito é delicado e requer bastante atenção e revisão.
Agora se o termo é novo para você, não se preocupe, vamos abordar o significado e importância dele e te colocar por dentro de uma das principais bases de todo marketing digital.
Um pouco de história:
O termo persona surge em 1995 com Alan Cooper, para o desenvolvimento de softwares.
Seu objetivo era entender o cliente e alinhar as suas necessidades com o produto final.
Por exemplo, digamos que sua empresa produz o produto Y mas as vendas não estão indo bem, dentre alguns dos problemas que podem estar atrapalhando o seu negócio, não ter uma persona definida pode ser um deles.
Quando você entende para quem vende, consegue comunicar melhor a sua marca e consequentemente atingir sua persona ideal.
Dessa forma, é possível também se colocar no lugar do seu cliente e entender bem suas necessidades e problemas.
Agora atenção! Persona é um conceito muito diferente da definição de público-alvo.
Persona
É uma criação fictícia do seu cliente, mas envolve relações de consumo e hábitos reais para te auxiliar na compreensão dos anseios deles.
Essa é uma criação personalizada e estratégica, que envolve informações importantes.
A exemplo disso, a persona precisa de um nome, características físicas e comportamentais, informações sobre o seu cotidiano e suas preferências.
E isso tudo é importante? Com toda certeza! O direcionamento que é possível alcançar conhecendo bem sua persona é a chave para entender melhor o seu negócio e as pessoas que precisam dele.
Além do mais, a persona é fundamental dentro do marketing de atração (Inbound Marketing), especialidade da Cósmica #ficaadica.
Leitura complementar: 6 MOTIVOS E VANTAGENS AO CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL
Público- alvo
O público-alvo não dá conta da especificidade. Ele é mais generalista e por conta disso, não é capaz de fornecer maiores detalhes para focar no seu produto, serviço ou negócio.
Mas isso não quer dizer que ele não funcione!
Entender a diferença entre os dois, te possibilita focar bem no seu público e mercado.
Assim, você consegue saber como potencializar a comunicação entre seu produto e o cliente que com certeza é o seu alvo. Poupe energia e tempo focando de maneira lógica.
Até porque enquanto um te fornece informações mais detalhadas sobre quem seria o seu consumidor ideal (Persona), aquele que apresenta problemas que você, com seu produto ou serviço podem de fato resolver, a outra se volta mais para aqueles que podem vir a se interessar por você (público-alvo).
Quando combinados, de forma responsável e cautelosa, podem garantir um direcionamento certeiro para a sua comunicação.
A seguir, focaremos na persona.
Depois de ter esclarecido essa importante diferença, que tal descobrir quando aplicar a persona ao seu negócio?
A resposta é simples: no início, durante a construção do seu produto ou serviço.
Assim como o desenvolvedor de softwares fez lá em 1995, você precisa entender bem o que sua persona precisa e oferecer para ela a melhor experiência possível.
Até porque, o cliente percebe quando existe personalização no serviço e recebe de forma muito positiva esse cuidado e dedicação.
Com sua persona definida, a comunicação com seus clientes fará mais sentido e você poderá alcançar resultados positivos.
Dica: Ter um time de marketing para te auxiliar nessa etapa é fundamental.
Principalmente porque essa atividade requer técnicas e táticas que um grupo experiente consegue te ofertar mais rapidamente.
Por isso, conta com a Cósmica para te ajudar a alavancar seu negócio!
Entre em contato conosco! Uma equipe especializada pode ser a força que você tem precisado. Até breve!
O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...