Estamos diariamente sendo impactados por produções de conteúdos nas redes e até fora delas.

Mas, o que promove nossa interação? O que motiva o nosso interesse em promover engajamento e ter contato com posts específicos?

Essa resposta possui algumas camadas, mas a principal delas diz respeito à iteratividade.

Um conteúdo que recebe nossos cliques é aquele que parte, inicialmente, de algo que chama nossa atenção, que nos cativa e trabalha as nossas emoções.

Falamos um pouco sobre isso no texto Aprenda a utilizar as estratégias de copy em seus conteúdos, vale a pena conferir. 

Perceba que quando estamos online possuímos alguns comportamentos característicos que vão fazer com que tenhamos algumas atitudes previsíveis em relação ao que nos é apresentado.

Mas isso não quer dizer que sempre as mesmas coisas irão agradar ou que determinado formato sempre vai impactar o mesmo segmento de pessoas. 

Por exemplo, a linguagem para convencer um adolescente a comprar um produto é muito mais descontraída do que a utilizada para convencer pessoas idosas.

Mas uma coisa que eles têm em comum é o desejo de receber novidades que saiam do clichê a ponto de promoverem uma conexão que geralmente se estende até depois da decisão de compra. 

Leitura recomendada: O que é persona e qual a importância para o seu negócio 

Ok… conteúdo interativo é… 

Aquele que promove uma resposta da persona a quem foi dirigido.

É o tipo de conteúdo que nos pede algo, que nos instiga a participar e se relacionar com o que ele apresenta.

Afinal, ele foi pensado para nos aproximar de algo que queremos. 

Outra coisa importante a ser mencionada é que trazer interatividade para os conteúdos é indispensável para se alinhar com as novas demandas dos consumidores.

Principalmente por conta da relevância atribuída ao espaço digital antes da tomada de diversas decisões. 

O estudo divulgado pelo Kantar Ibope Media, com usuários das redes pertencentes a geração Z, descobriu que 60% deles costuma seguir marcas em suas redes sociais. 

Isso significa que as pessoas estão analisando cada vez mais a sua compra antes de finalizá-las. 

Lembre-se  de promover a união entre os objetivos de cada comunicação com o perfil da empresa e de sua persona.

Embora existam diversos conteúdos interativos, é preciso estudar qual se alinha melhor a sua proposta de relacionamento com o cliente. 

Vejamos a seguir alguns exemplos de conteúdos interativos. 

Vídeo,

Começo pelo primeiro conteúdo interativo que vem à cabeça quando se fala no assunto.

A união entre elementos faz com que essa produção de conteúdo seja uma das preferidas, mas é preciso que ela convide o espectador a fazer algo ou o incentive a decidir de forma interativa. Seja criativo! 

Um bom exemplo de vídeo interativo é o filme Bandersnatch da Netflix.

Os usuários podiam decidir quais ações o protagonista da série deveria tomar, desbloqueando várias possibilidades e fins alternativos, assumindo o controle da narrativa. 

O conteúdo interativo tem como característica oferecer opções e pode ser feito de diversas formas. 

Leitura recomendada: Vídeo marketing como estratégia 

Quizzes, 

Esse formato é bem versátil e pode ser utilizado no meio ou fim de uma publicação no blog, por exemplo.

Seu uso não cabe apenas em sites, o formato de quizz lembra muito as enquetes desenvolvidas nas redes sociais, como o Instagram. 

No momento em que essa produção se une ao storytelling se torna praticamente impossível resistir ao conteúdo apresentado. 

A interatividade nos conteúdos promove engajamento, algo indispensável para aqueles que querem crescer no ambiente online e gerar bons resultados online. 

Questionários, 

Parecidos com os quizzes, os questionários podem ser aplicados para coletar algumas informações para otimizar o conteúdo, conhecer melhor sua persona e outros. 

Pode ser aplicado tanto em sites quanto em redes sociais, desde que haja uma chamada interativa e criativa na sua divulgação. 

Infográficos e ebooks 

São materiais que também podem receber interatividade. Tanto no momento em que são divulgados em landing pages ou pop-ups, quanto durante a navegação do leitor.

Aliás, tanto as landing pages quanto pop-up e email marketing que possuem uma chamada para ação são considerados dinâmicos e interativos.

O recurso da interatividade em diversos meios  é muito útil para apresentar informações de modo proativo e atraente para o seu público, aproveitando diversos canais de comunicação.

Com delimitação de objetivos, um bom planejamento e pesquisa é possível inserir interatividade em diversos meios.   

Basta atuar com criatividade e bons profissionais para garantir personalização, inovação durante o processo de implementação de interatividade.

Saiba que a Cósmica pode te ajudar a produzir conteúdos interativos e cativantes para o seu público, basta entrar em contato!