Fornecer inovação e conteúdos relevantes para a persona é o que torna seu conteúdo mais atrativo.

Investir em formatos variados, união de estratégias e diversificação também são indispensáveis para valorizar ainda mais seus materiais. 

Essa necessidade em oferecer novidades relevantes parte da inserção contínua do cliente no espaço digital.

Por isso é tão importante pesquisar sobre interesses da persona, acompanhar suas curiosidades, comentários e fornecer serviços condizentes com esses aspectos.

Sem contar que também é necessário identificar onde está essa persona e quais os melhores termos utilizar para despertar o interesse desse consumidor. 

Para tal, a pesquisa é o meio mais adequado para alcançar informações e estabelecer a construção coerente e relevante de conteúdo para o seu público.

Neste texto, entenderemos como utilizar pesquisas para enriquecer suas produções de conteúdo. 

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A construção de bons conteúdos necessita seguir a definição estratégica da comunicação, que envolve:

- Conhecimento e definição da persona; 

- Definição dos estágios da jornada do cliente; 

- Desenvolvimento de briefing;

- Personalização e adaptação; 

- Variação e adequação de formatos. 

Cada um desses aspectos citados anteriormente possuem em comum o ato de pesquisar.

Na verdade, o processo de desenvolver qualquer tipo de conteúdo começa por meio da pesquisa, adaptação e interpretação dos dados fornecidos por ela.

Desse modo será possível delimitar qual caminho seguir para abordar seu cliente com conteúdos online

Seja no início entendendo quem de fato é esse cliente até o momento em que se define o que será oferecido para ele de maneira alinhada às suas necessidades. 

Benefícios da Pesquisa 

A comunicação bem pensada está em constante processo de modificação, seja pelo ambiente em que ela está sendo inserida ou pelas pessoas envolvidas.

Por esse motivo, trazer relevância para um conteúdo e cativar o cliente com personalização só é possível depois de estabelecer uma relação estruturada dessas informações. 

Na prática, isso quer dizer que o cliente que recebe um conteúdo pensado em informar, entreter, educar ou indicar soluções para seus problemas está disposto a prosseguir nesse relacionamento caso o conteúdo seja apresentado de maneira relevante. 

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Para incluir as pesquisas em seus conteúdos, identifique como elas podem aproximar sua audiência do que está sendo apresentado e como essa informação poderá contribuir para: 

- aumentar suas autoridade; 

- aumentar a relevância dos seus conteúdos; 

- estabelecer seu produto ou serviço como referência no mercado; 

- conquistar novos e certos grupos de consumidores. 

Saiba ainda que boa parte dos consumidores está interessado em fornecer informações em troca de bons conteúdos e, para coletar esses dados, você pode investir na utilização de formulários.

Eles também podem fazer parte de suas próprias pesquisas internas antes de produzir um conteúdo ou também auxiliar o processo e interpretação de métricas na pós-produção. 

É importante desenvolver com o cliente uma comunicação útil e dinâmica, para diferenciar o seu conteúdo e aumentar a relevância do seu relacionamento com o cliente.

Realizar pesquisas é o primeiro passo para criar essa relação e dar continuidade a ela de maneira sólida. 

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Por isso, quando tratamos de comunicação e pesquisas, sempre tratamos sobre a importância de criar um planejamento para essas ações.

Ao estabelecer elementos básicos como formato, tom e canais, a comunicação se torna eficiente e objetiva para o cliente. 

Aliás, por ser baseada em informações coletadas, analisadas e selecionadas, a comunicação de um produto ou serviço no ambiente digital busca sempre relacionar os dados obtidos com os objetivos de cada ação estratégica.

Dessa forma, é possível alinhar e prever a resposta do usuário às produções e identificar o que é prioridade na comunicação com o cliente. 

Saiba ainda que dar conta de tantos aspectos não precisa ser uma atividade solitária ou confusa.

Considere entrar em contato com a gente! Possuímos expertise na produção de conteúdo, planejamento e demais soluções que podem tornar a sua comunicação com os seus clientes mais eficiente.