Navegar em sites pela internet geralmente é uma experiência de trocas. Seja através de um  anúncio pop-up sobre descontos, cupons e outras ofertas ou com landing pages sobre download de materiais ricos.

Estamos constantemente nos deparando com estratégias que utilizam o formulário para captação de informações do usuário. 

Como são importantes para o planejamento de marketing digital de uma empresa, esses dados precisam ser interpretados e coletados de maneira articulada com os objetivos de comunicação da marca.

No texto de hoje, indicaremos qual trajeto percorrer para que seus formulários tragam resultados lógicos para o seu negócio. 

O que são formulários online?

De maneira geral, o formulário é uma página onde os usuários podem inserir seus dados para uma unidade de processamento, no caso, o site hospedeiro do formulário.

Assim, essas informações são analisadas e administradas, para garantir que a solicitação feita seja atendida conforme o propósito do formulário.  

Aliás, assim como toda ação de marketing, os formulários necessitam de objetivo definido, afinal de contas, eles representam uma das maneiras de se atrair e iniciar o cliente na jornada de compra de um produto ou serviço.

Tal processo também pode envolver o marketing de conteúdo, quando a troca de informações do usuário inclui algum material educativo. 

Leitura recomendada: Crie uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa 

Formulário como gatilho mental

A lógica do formulário é semelhante à do gatilho mental de reciprocidade, muito utilizado quando se oferece algum produto em troca de informações do usuário para transformar esse contato em lead.

O processo é bem simples se feito de maneira organizada e planejada, ainda mais se a empresa já fizer o uso do funil de vendas em suas estratégias de comunicação. 

A seguir, recomendamos a leitura da nossa série de textos para tratar de alguns métodos para explorar o funil de vendas em redes sociais, através dos mecanismos das próprias redes. Não deixe de conferir! 

Como utilizar os mecanismos- LinkedIn 

Como utilizar os mecanismos do Facebook  

Como utilizar os mecanismos- Instagram   

Como seu uso pode ser aplicado de maneira diversificada, é importante definir um planejamento para estruturar e prever resultados. Mas, antes de conferir como criar um formulário incrível, entenderemos quando utilizar um. 

Lembra dos objetivos mencionados anteriormente? Pois, é preciso identificar de início o que se deseja atingir com o uso do formulário.

A seguir, confira alguns dos principais motivos para utilizar o formulário:

- Conquistar mais leads,

- Fortalecer o relacionamento com o usuário através de conteúdo,

- Identificar o público-alvo,

- Atrair novos públicos, 

- Impulsionar conteúdos ou anunciar eventos exclusivos,

- Aumentar a base de contatos, 

- Coletar informações sobre seus usuários.

O segundo passo envolve a escolha da plataforma para produção do formulário online. A seguir você confere algumas das principais opções existentes:

- Typform,

- Google Forms,

- Cognito Forms,

- Survey Monkeys,

Em alguns casos, empresas que utilizam plataformas de CRM para gerenciar suas vendas também podem utilizar recursos, quando disponíveis, para criar seus formulários por lá. 

Criando formulários 

Definir o conteúdo do seu formulário é bem simples, basta se atentar ao objetivo e aos ganhos que se deseja obter para estruturar o material. 

Vale ressaltar que um formulário eficiente possui as seguintes características: 

1- simplicidade e objetividade, 

Embora seja possível utilizar o formulário para oferecer conteúdos e produtos em diversos estágios do funil de vendas é preciso alinhar o nível entre o valor do que é produzido com as informações requeridas. 

Por exemplo, se o seu material for um ebook produzido para leads que ainda estão no início da jornada de compra, o foco do seu material será muito maior em educar o cliente.

Assim ele entende os problemas que possui e as opções de resolução que existem em seu alcance. 

Isso quer dizer que informações básicas como nome, email, telefone para contato (dando preferência para números que possuem conta em aplicativos de mensagem instantânea como WhatsApp e Telegram), já são suficientes para compor seu formulário

Quando se tratar de um conteúdo específico e você precisar de mais informações do cliente, inclua em seus formulários os questionamentos de maneira breve.

Pode-se pedir o nome da empresa em que o usuário trabalha ou um contato profissional, por exemplo, se realmente for relevante para o seu negócio obter essas respostas.

Lembre-se que quanto mais simples for a linguagem utilizada e os dados pedidos, maiores são as chances de obter respostas em seus formulários.

2- Encantar para converter;

Se tratando de atrair clientes e direcionar sua ação, é preciso cativar pela linguagem.

Trazer logo no título um direcionamento, seja para as ações que serão indicadas a seguir ou até mesmo uma percepção sobre o produto.

Nesses momentos, contar com alguns gatilhos mentais também pode ser útil, mas evite rebuscar demais o conteúdo para não dificultar o entendimento dos clientes. 

3- Uma ação, um formulário; 

Evite preencher o formulário com diversas opções de conteúdo, bem como  evite disponibilizar muitos formulários de uma vez só.

É irritante e pode dispersar o usuário, por isso deve ser apresentado no site ou email de forma lógica. 

Organize e produza conforme os indicativos estratégicos que possui, também esclareça para o seu cliente o que ele receberá ao preencher o formulário e quais serão as formas de entrar em contato depois dessa ação. 

4- acompanhe os resultados, 

Com o formulário encaminhado e disponível, resta se atentar aos resultados promovidos para criação e manutenção de estratégias.

É importante dar continuidade aos processos que funcionam e investir em melhorias quando necessário. 

Formulários são importantes ferramentas para entender seus clientes, construir uma base de contatos e criar relacionamento com eles.

Combinado com estratégias de marketing de feedback, oferecendo aos clientes a oportunidade de contribuir para melhorias na prestação do serviço, por exemplo.

Abrir esse espaço é muito importante para tornar a experiência do cliente mais agradável e ainda possibilita que seu negócio invista certeiramente naquilo que realmente funciona para seu público. 

Entre tantas possibilidades de trabalhar com a construção de formulários eficientes para sua empresa, contar com especialistas no assunto é mais um diferencial para você.

Entre em contato com a Agência Cósmica e saiba mais sobre o que podemos trazer de inovação e marketing digital para o seu negócio.

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