Diante do cenário de mudanças propostas pelo consumidor e os seus novos hábitos de consumo, a adaptação e a inovação são peças ideais na hora de definir o planejamento de comunicação e efetivamente atingir a persona de cada segmento.

Afinal de contas, o consumidor tem buscado se informar cada vez mais antes de realizar uma compra, comparando suas opções e a reputação da marca e produtos. 

Procurando sair do óbvio e das práticas invasivas, educar para converter e atrair para o mesmo fim ganham maior destaque na hora de direcionar a comunicação para o cliente.

Esse investimento na relação por meio de conteúdo faz parte de estratégias de marketing que considerem desde blog posts, email marketing, redes sociais e o que vamos tratar mais especificamente nesse texto, os conteúdos imersivos. 

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Conteúdos imersivos: o que são? 

Todo conteúdo capaz de promover uma experiência inovadora e centrada no aprofundamento do cliente em relação ao que lhe é apresentado.

Os conteúdos imersivos envolvem, inclusive, recursos tecnológicos para facilitar a experiência e conectar o usuário com um novo formato de consumir aquele conteúdo. 

Apostar em práticas como essa, ampliam as chances e ainda favorecem a consolidação do relacionamento com o cliente, principalmente por conta da competitividade nas redes para atrair e reter a atenção de um possível comprador. 

Embora tenha mencionado que a imersão de conteúdos é comumente associada à tecnologia, esse modelo de atividade também transita entre espaços como ebooks, palestras virtuais e outros formatos que falaremos a seguir.

Ou seja, a imersão é maleável desde que conte com inovação em sua produção e apresentação para o cliente. 

Por isso, trabalhar aspectos inéditos é essencial para garantir que o público se conecte fortemente com a experiência imersiva apresentada.

Na verdade, isso faz parte de toda produção de conteúdo,  que deve ser ainda mais direcionada na hora de produzir um material imersivo.

Lembre-se que a exclusividade e novidade são gatilhos fortíssimos na hora de conquistar os clientes. 

Para produzir um conteúdo imersivo, considere os seguintes aspectos: 

1- Para quem será direcionado?

2- Em quais canais de comunicação será disponibilizado?

3- Qual formato?

4- Qual objetivo final?

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Saiba que toda produção requer uma pesquisa detalhada da sua persona e do seu produto, para que as expectativas de comunicação de ambos estejam alinhadas.

Também é importante mencionar que, a partir do canal e formato escolhido, também é possível planejar a parte estratégica da divulgação desse material. 

Por exemplo, se o recurso escolhido para trabalhar um conteúdo de maneira imersiva for um vídeo, as redes sociais da marca podem trabalhar em cima de um teaser exclusivo ou até mesmo os bastidores da produção.

Instigando o consumo da  audiência e, se for o caso, gerando tráfego para outras mídias da marca, como um site, por exemplo. 

Dessa forma, o objetivo final também deve auxiliar no direcionamento dessa comunicação.

Geralmente, conteúdos imersivos são apresentados para clientes amadurecidos, entre o segundo e terceiro estágio da jornada de compra.

Esses conteúdos contém mais densidade em suas produções e exigem um pouco mais de comprometimento do usuário com o fornecimento de dados para a marca.

No entanto, isso não impede que criações imersivas também sejam apresentadas para outros estágios do funil.

Basta combinar a estratégia e repensar o que pode ser feito para possibilitar para aquele cliente, uma experiência inovadora quando o assunto é seu produto ou serviço. 

Já tratamos aqui no blog sobre essa relação entre conteúdos e funil de vendas, super importante para estabelecer uma produção coerente de conteúdo e garantir que as pessoas certas recebam o material. 

O conteúdo foi pensando por meio dos recursos fornecidos pelas redes sociais, não deixe de conferir as seguinte leituras:  

Como utilizar os mecanismos- Instagram 

Como utilizar os mecanismos- Facebook 

Como utilizar os mecanismos- LinkedIn

As possibilidades de trabalhar com a imersão em seus conteúdos estão presentes em webinars, jogos, ebooks, e-mails, vídeos e outros conteúdos focados em promover experiências únicas com aprofundamento em relação a alguma especificidade.

Para incluir conteúdos imersivos em suas estratégias de marketing digital é indispensável entender o seu público e descobrir o melhor meio de fornecer contato através do conteúdo.

Com todas essas informações em mãos só resta planejar e pesquisar quais formatos e meios podem combinar com seus objetivos para a marca.

Nesse momento, contar com especialistas faz toda a diferença, tanto para definir o planejamento quanto para estruturar a produção de conteúdo.

Aqui na Cósmica temos tudo o que é preciso para facilitar o avanço do seu negócio através do marketing digital, basta entrar em contato.