No episódio de hoje iremos tratar da utilização dos mecanismos do Facebook para alinhar e impulsionar sua estratégia de marketing digital.
Caso ainda não tenha lido o primeiro post da série, “Como utilizar mecanismos: Instagram”, basta clicar no link e descobrir o ponto inicial da nossa jornada nas redes.
A importância do Facebook
O surgimento de novas redes e funcionalidades geralmente impactam o uso de outras.
Foi assim com outras redes e outras tecnologias da comunicação, como o rádio e a televisão, por exemplo.
Por isso, é comum se perguntar o que faz com que algumas redes continuem sendo utilizadas?
Os principais motivos que se pode destacar para responder à pergunta são, a experiência, a relevância e impacto.
A experiência proporcionada através do uso e navegabilidade é fundamental para oferecer ao usuário praticidade durante sua permanência nas redes.
Tal tática é um recurso que não é dispensado no Facebook, que possui 60.6% dos internautas, ou seja, quase 2/3 terços de todos na Internet usando sua rede.
E com 400 novos usuários por minuto, gerando 4 milhões de interações, neste meio tempo, a rede deixa claro que continua sendo um espaço relevante e que atrai pessoas que desejam se conectar e aproveitar outras possibilidades da rede.
Os usuários do Facebook chegam a passar 58,5 minutos diariamente na rede e cerca de 44% admitem que são influenciados pela rede antes de realizar suas compras.
Através de dados tão expressivos quanto esses é válido considerar a rede como um dos canais a serem utilizados para comunicar sua empresa, orquestrar campanhas, vendas e outros.
E para realizar essa ação, é preciso gerenciar um planejamento entre:
Entender o público é fundamental para saber qual tom utilizar e como deve ser a abordagem para com esses visitantes.
É através da pesquisa de público que se consegue alinhar a produção de conteúdos.
A criação de conteúdo é o estágio dois da sua comunicação com o cliente.
O Facebook é uma rede que procura entregar aos seus usuários, através da calibração de algoritmos, o conteúdo que o usuário costuma interagir com frequência.
Por isso é tão importante estudar quem é o seu cliente ideal e encontrar o formato que transmita sua mensagem com eficiência, produzindo a resposta de seu usuário.
Os propósitos da comunicação da empresa;
Definir objetivos é indispensável para o planejamento de comunicação digital.
Porque toda ação precisa encaminhar para alguma solução, por exemplo, um post no feed falando sobre dicas.
Aproveite as publicações para gerar tráfego orgânico para o site ou impulsionar suas campanhas na rede.
Por falar em campanhas, o Facebook é uma das melhores redes para se utilizar por conta da alta possibilidade de segmentação.
Ou seja, ao delimitar bem o seu tipo ideal de cliente o seu negócio consegue orquestrar campanhas mais dinâmicas e assertivas.
Dica: é possível promover campanhas no próprio Facebook utilizando o funil de vendas como base para encaminhar sua estratégia.
Vejamos a seguir como realizar esta ação e gerar vendas com os anúncios no Facebook.
Passo (1): O primeiro estágio do funil de vendas é o conhecimento.
Então sua campanha, alinhada ao que o seu cliente necessita e ao serviço oferecido, precisa levar o cliente para o lugar em que ele poderá conhecer mais sobre seu produto e empresa.
Essa etapa é o momento em que, após oferecer alguma informação, é preciso colher dados da sua persona e captar o lead.
Para atingir esse objetivo apresente algum material, breve, mas relevante ao seu cliente.
Agora, a segmentação será mais abrangente, mas ainda estará focada em quem tem realmente procurado por soluções como as que você e seu produto oferecem
Passo (2): O segundo estágio é o de compreensão.
Seu cliente precisa entender o tipo de problema que possui. Através de uma campanha (que pode ser feita no formato de vídeo ou foto, dependendo da sua persona), trate de abordar quais são os problemas e encaminhe para a busca por soluções.
Pense, por exemplo, que o seu negócio oferece serviços de delivery.
O principal problema identificado na sua persona está relacionado às distâncias e a delicadeza dos produtos que precisam ser entregues.
Considere ainda que sua empresa opera com uma frota de veículos, tanto carros quanto motos e outros, justamente para oferecer opções que consideram a fragilidade de determinadas peças.
Esse é o momento ideal para contar ao seu público a variedade oferecida por você e como cada uma delas são adaptáveis a determinadas situações.
Envolvendo uma criação de conteúdo mais densa que pode aparecer em formato de infográfico ou até mesmo ebook, que será anunciado através da sua campanha no Facebook.
Passo (3): Já que o seu cliente foi apresentado à sua marca e identificou como o problema que ele possui tem solução, é a hora de indicar como considerar os seus serviços.
Lembre-se que é muito mais fácil realizar uma compra específica, para resolver um problema, após passar pelo funil de vendas.
Então, invista em depoimentos e trate de deixar explícito os benefícios promovidos pelo seu produto ou serviço.
Passo (4): Este é o tão esperado momento, a venda.
Saiba que o seu cliente só irá considerar essa etapa se ele estiver satisfeito e receber as instruções corretas ao longo de toda a sua jornada.
Aqui, é preciso trabalhar bem o local em que a venda será realizada.
Por isso é tão importante informar ao consumidor sobre o seu site e onde ele encontra com facilidade as soluções oferecidas pelo seu empreendimento.
Saiba que ao longo de toda essa jornada surgem dados e informações preciosas para identificar o que funciona ou não em suas campanhas bem como aquilo que deve ganhar mais atenção da equipe de marketing e vendas.
Para facilitar a segmentação de público, a interação e acompanhamento de seu lead é preciso se ater aos estágios em que se encontram, assim como as informações fornecidas ao longo desta jornada.
Entre em contato para saber mais e implementar essas e demais soluções na área de marketing digital.
O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...