Construir uma imagem sólida e respeitável do seu negócio, produto ou serviço requer compromisso com a comunicação

Bem como um planejamento para cada formato e linguagem adotada para dar voz ao seu negócio. 

No texto de hoje trataremos do pontapé inicial para garantir mais interação, relevância e vendas a partir da sua estratégia de conteúdo.

Continue a leitura! 

Primeiros passos com o seu conteúdo 

Quando se trata de construir algo é preciso começar por etapas. 

E nosso trabalho começa exatamente na definição do briefing.

Falamos mais sobre os aspectos gerais de como construir um bom briefing no link a seguir, não deixe de conferir! 

Briefing - Saiba o que é e como fazer

Adianto que será necessário revisar, combinar e alinhar os interesses de crescimento para o seu negócio. 

Pensando justamente nas ferramentas disponíveis para que esse objetivo seja alcançado. 

Isso significa entender o que fará parte da sua transmissão. 

Tanto a imagem quanto o texto devem ser pensados com cuidado dentro da estratégia definida. 

Para dar continuidade ao processo é preciso orientar também o que diz respeito aos seguintes aspectos:

- A persona de seu negócio,

A persona está no centro de toda produção de comunicação porque é para quem o conteúdo é destinado. 

Lembre-se de  que a persona pode ser utilizada para conduzir a criação de toda a sua estratégia de marca. 

Através da definição da persona que será possível trabalhar aspectos voltados a personalização e adaptação de conteúdo. 

- A cultura da empresa,

Busque levar a audiência seus pontos fortes e tudo aquilo de positivo que possa gerar vínculos com eles. 

Equilibrar a realidade do seu negócio com os interesses da persona é ideal para direcionar sua produção de conteúdo.

A produção de conteúdo está relacionada com o propósito, impacto e objetivo da sua marca. 

São essas características que promovem e delimitam o que será trazido para seu feed ou home page do site. 

Ou seja, se o seu negócio deseja ser uma referência em determinado segmento, ele precisa promover uma comunicação focada, alinhada e nítida.  

Visando não só explicar para o cliente sobre o que se trata, mas gerar um interesse e conexão com aquilo que é apresentado. 

Para tal, podem ser adotadas estratégias que reforçam com qual público você deseja dialogar e quais são os resultados promovidos pela sua marca. 

Por isso, vale a pena pensar em um caminho para que o cliente avance e seja direcionado para a compra. 

Estamos falando do funil de vendas. 

Você pode conferir uma série de conteúdos especiais que destinamos para o tema a seguir: 

Como utilizar os mecanismos- Instagram 

Como utilizar os mecanismos- Facebook 

Como utilizar os mecanismos- LinkedIn 

Vou te adiantar alguns aspectos importantes que trabalhamos nestes textos, pensando justamente na importância de organizar seu funil de vendas. 

O funil de venda é uma representação da jornada do seu cliente com o seu produto ou serviço. 

Quando definida, te auxilia a identificar quais são as principais demandas, interesses e respostas do público com suas produções. 

Sejam elas campanhas de tráfego pago, recorrentes publicações em redes sociais e outras formas de contato com o cliente.  

Para facilitar a sua definição de conteúdo, organizar o funil de vendas voltado para a comunicação do seu produto na internet pode tornar tudo mais fácil. 

Isso porque o funil de vendas permite a visualização da experiência do seu cliente em cada etapa planejada por você. 

Saiba que, orientar a produção de conteúdo requer conhecimento e pesquisa em relação ao:

1- que será comunicado, 

2- como e onde será transmitida essa comunicação,

3- quem é o transmissor dessa mensagem,

A seguir, entenderemos melhor como essa definição pode ser pensada para cada estágio do funil. 

Estágios do funil: o que comunicar 

Ao estudar e estipular o que acontece com o cliente durante cada etapa do funil de vendas, sua atividade passa a ser construir um caminho. 

Nesse caminho, separado por estágios, você estabelece o que será apresentado para cada cliente conforme ele avança em sua jornada. 

Você pode definir um funil de vendas para cada rede social ou realizar apenas alterações conforme o propósito do uso de cada rede. 

Basta se guiar pelos seguintes comportamentos esperados de um funil. 

Primeiro estágio: marcado por ações que chamam a atenção do cliente por se conectarem de alguma forma com sua dor.

São conteúdos rápidos, dinâmicos e que possuem alguma ligação com o que será apresentado em seguida. 

Ou seja, trabalham a continuidade de uma ação. 

Segundo Estágio: parte que visa apresentar para o cliente soluções e reconhecimento do próprio problema que deseja resolver. 

É ideal para trabalhar a personalização, exigir mais alguns dados do cliente e oferecer conteúdos mais elaborados. 

Terceiro estágio: apresentação do seu produto como solução. 

Saiba que essa fase deve marcar o cliente, então capriche na apresentação do seu diferencial. 

Quarto estágio: chegou a hora de vender para seu cliente a solução ideal. 

É importante mencionar que as etapas do funil podem ser adaptadas para cada processo e podem conter mais ou menos estágios. 

Desde que trabalhem na lógica de afunilar as informações e clientes durante as etapas. 

Por isso trabalhar com essa estratégia é uma manobra que deve ser cuidadosamente pensada. 

Quando realizada por profissionais possui ainda mais chances de obter sucesso. 

Por isso consulte a Cósmica! 

Trabalhamos com a produção de conteúdo e aplicação de estratégias de marketing para o seu negócio. Não hesite em nos contatar!