“Como utilizar os mecanismos” é uma série de blog posts produzidos pela Cósmica para ajudar o seu negócio a prospectar com o marketing digital.
A série irá contar com três textos e cada um deles será dedicado a uma rede social diferente.
Começaremos com o Instagram, depois o Facebook e para encerrar a série, o LinkedIn.
Ao longo de cada texto você irá descobrir o porquê dessa seleção entre as redes e entender bem sobre os recursos oferecidos por elas, de maneira combinada e alinhada ao marketing digital.
Continue a leitura e faça parte desta jornada!
O poder do Instagram para conversão;
Constantemente tratamos, aqui no blog, sobre a importância de ter redes sociais ativas para o seu negócio e um site atualizado para comunicar sua marca para os possíveis clientes.
Isso porque estruturar a comunicação é um passo fundamental para relacionar o seu produto com o cliente ideal.
Por isso que começamos esta série com o Instagram, a rede social que conseguiu superar o Facebook no quesito engajamento segundo a pesquisa realizada pela Social Bakers.
O aumento foi bem expressivo, cerca de vinte vezes a mais que no último ano, quando comparada com os índices de interação com o Facebook.
Isso indica que o potencial do Instagram em relacionar de modo dinâmico e ativo as marcas com os clientes continua em expansão.
Segundo o SEO da SocialBakers, Yuval Ben-Itzhak,
“(...) Esse é um sinal de alerta de que as marcas necessitam de uma compreensão mais profunda de quais tipos de conteúdo seus públicos consideram atraente, e um método ágil para oferecer esse conteúdo à eles."
Mas esses dados não descartam a utilização do Facebook, até porque a rede social que mais dispõe de conteúdo criado por marcas para seus usuários é o Facebook.
O intuito da pesquisa é justamente direcionar a prática e o olhar para os locais certos, fazendo com que os planejamentos de marketing obtenham sucesso.
Por falar nisso, vale a pena destacar que com as constantes mudanças e atualizações, o Instagram tem se colocado, cada vez mais, como um aliado dos negócios online.
Mas é claro que é necessário tecer uma estratégia para isso ocorrer.
Confira seguir alguns passos para alinhar o conteúdo com os recursos disponibilizados pelo próprio aplicativo.
Passo 1: Conhecer a persona é fundamental para desenvolver qualquer campanha e conteúdo, principalmente para adotar o tom ideal para comunicar seus clientes sobre sua marca.
Ou seja, se faz necessário estruturar cada passo e definir seus objetivos a todo momento para fornecer uma jornada coerente aos seus visitantes.
Passo 2: Analise as ferramentas. O Instagram vem passando por constantes atualizações e deixou de ser apenas uma rede social para compartilhar imagens.
Agora, com vídeos curtos e longos, transmissões ao vivo, indexação de links externos e criação de loja virtual no próprio aplicativo, a rede se torna parceira de todo e qualquer negócio inserido no meio digital.
Por isso, busque entender e utilizar os meios que o Instagram oferece, bem como combinar a estratégia de marketing e vendas para expandir a sua marca.
Posto isso, confira a relação entre o funil de vendas e os recursos do aplicativo para exemplificar as ações que podem ser implementadas na rede.
Tenha em mente que o funil de vendas é essencial, ele consiste no mapeamento e acompanhamento dos estágios em que seu cliente se encontra antes de finalmente realizar uma compra.
São eles:
- O primeiro estágio; aprendizado.
O cliente precisa ser atraído até o seu negócio através de algum conteúdo e no fim incentivado a fornecer seus dados.
Nesse estágio é interessante utilizar infográficos e posts em blogs para iniciar o indivíduo no processo de funil.
O conteúdo deve conter informações breves que estimulem o leitor a intensificar o processo de conhecimento para chegar de fato à raiz dos problemas.
Então, aposte em dicas e instruções que garantam uma visão panorâmica do assunto, fisgando o leitor para ele procurar se aprofundar ainda mais no assunto que se encontra no fim do post.
Busque reter o cliente de forma nada invasiva, ofereça o próximo conteúdo de forma sugestiva, mas deixe claro que aquele conteúdo é de extrema relevância.
Assim, dados importantes são fornecidos pelo cliente.
- Segundo estágio; o reconhecimento do problema.
Quando já disponibilizamos o contato do cliente, precisamos continuar trabalhando no relacionamento com esse lead.
É preciso instruir o cliente com dicas e métodos para solucionar seus problemas, inclusive, é válido encaminhar o lead a analisar seu problema de modo crítico, buscando soluções, no estágio seguinte, e consequentemente avançando para conteúdos mais densos.
Considere aqui um ebook, por exemplo.
Se você deseja vender um curso, esse é o momento de mostrar para o seu cliente mais detalhes sobre o seu produto ou serviço.
- Terceiro estágio; considerando soluções
Com o olhar mais apurado de seu lead é possível identificar com mais confiança as opções que ele já possui sobre o assunto e como atingir a resolução de seus problemas.
Exponha as soluções que o seu conhecimento promove, no formato que foi identificado como o mais apropriado para o seu público e trabalhe uma prévia do impacto das suas soluções.
- Quarto estágio; às vendas!
Seu cliente precisa estar bem amadurecido para realizar essa decisão. Por isso é necessário planejar cada etapa, cada criação de conteúdo para ele estar munido de informações precisas e coerentes com o seu caso.
Destaque a sua solução, faça apontamentos de aspectos relevantes, utilizando sempre uma linguagem sutil, afinal o seu lead acompanha o seu conteúdo e já deve estar ciente que você vai oferecer, no momento certo, aquilo que ele necessita.
Entenda que é muito mais fácil realizar uma venda quando o lead está esclarecido quanto ao problema que possui, os métodos de resolver e qual solução adotar para chegar ao objetivo.
Como pôr em prática o funil de vendas através do Instagram?
Agora que você já está ciente de cada passo que deve ser tomado e quais conteúdos trazer em cada etapa da jornada do cliente, podemos relacionar tais práticas com as ferramentas do Instagram.
— Etapa (1): assim como no funil é necessário trazer o reconhecimento. Invista em uma bio assertiva, que comunique o propósito de seu negócio para o cliente.
Utilize também os links para fortalecer demais redes sociais e gerar tráfego para o seu site.
Leitura recomendada: Saiba como atrair clientes com conteúdos mais ricos no seu site
— Etapa (2): invista em posts de conscientização, dicas do que fazer com seus produtos ou como aproveitar melhor um serviço.
Faça com que seus clientes encontrem tudo o que precisam de forma dinâmica, então aproveite os destaques para fortalecer e organizar os seus conteúdos de forma segmentada.
E não dispense a organização do feed, considerando a identidade do seu negócio e os formatos que mais despertam a participação dos seus seguidores.
Aqui, ainda é possível reforçar campanhas externas e publicações no site, por exemplo.
— Etapa (3): aproxime ainda mais seu produto da realidade do seu lead, apresente as mudanças que podem ser atingidas a partir do seu serviço.
Esse é o momento de investir em vídeos que despertam o interesse através dos benéficos e relevância que o seu material possui.
— Etapa (4): para finalmente realizar as vendas, certifique-se que a comunicação com o cliente esteve presente ao longo de toda sua jornada.
E que todas as dúvidas foram esclarecidas, assim como todos os links estão acessíveis.
Caso as vendas sejam realizadas na aba shopping do próprio app, confira regularmente o feedback dos clientes, os produtos mais pedidos e as campanhas que mais tiveram reações.
Em caso de vendas externas, no seu site, por exemplo, procure analisar a taxa de conversão e identificar de onde são seus compradores, em quais canais eles consomem suas informações e tem acesso aos seus conteúdos.
Dependendo da persona a quem se dirige, aposte em mais de um recurso do aplicativo, para fortalecer o vínculo entre sua marca.
Se aproxime dos clientes indo de encontro a outros canais e pessoas que eles valorizam. Os influenciadores são essenciais nesse processo.
Mas, atenção!
Para realizar efetivamente todos esses processos é necessário ter os dados certos e bem estruturados, a partir da estruturação do funil de vendas.
Até porque é preciso alinhar equipes e conteúdo para que sua abordagem se torne efetiva.
Quer saber como fazer isso de maneira eficiente?
O recurso mais prático é o CRM (Customer Relationship Management ou simplesmente Gestão de relacionamento com o cliente).
Através dessa ferramenta, independente do tamanho ou segmento da empresa, será possível obter dados estruturados relacionados a todas as etapas do funil de vendas, bem como a organização do processo.
Assim, a equipe de vendas consegue atuar no momento exato e não deixará passar nenhuma oportunidade por falta de organização ou perda de dados.
Listei a seguir algumas das principais funcionalidades do CRM da RD Station, agência parceira da Cósmica:
— Controle seu processo comercial;
— Tenha registro automático de cada atividade realizada pelo time de vendas;
— Visualize o desempenho em tempo real, bem como armazene os dados e tenha acesso a eles mais rapidamente;
— Atue com foco e dê prioridade aos seus leads.
Ah! Quando a equipe de vendas obtém informações fica mais fácil atingir resultados e fortalecer as campanhas de outro grande time importante para empresa, a equipe de marketing.
Saiba, ainda, que pode contar com a agência Cósmica para implementar o CRM em sua empresa, configurando desde o funil de vendas até a atração dos leads.
Com a praticidade, automatização e os parceiros certos, crescer com o marketing digital será ainda mais fácil.
Entre em contato e saiba como!
Esse é o primeiro texto da série, “Como utilizar os mecanismos”, e se fez sentido para você, saiba que pode continuar conferindo nossos outros post no blog.
O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...