26 de maio de 2020

Presença digital e porque a sua empresa deve estar nas redes sociais

Não é mais novidade para ninguém que as redes sociais são as grandes aliadas do Marketing Digital. Apesar dessa vertente do marketing contar com diversas soluções, para públicos e empresas específicas, é a partir das redes sociais que as ações de marketing na web e em canais digitais podem dialogar de forma expansiva, maximizar resultados e o próprio alcance. Antes mesmo de uma estratégia ser aplicada, o social media ou planejador deve entender a importância das redes sociais para o aquele cliente. Sempre que se existe um bom perfil do cliente, somado às soluções benéficas das redes, é possível entender as vantagens de estar bem posicionado nas mídias digitais. O diálogo entre a empresa e o seu público fica mais fluído e dinâmico. Para continuar a publicação, entenda já: a presença digital é importante demais! 

As formas de consumo no mundo estão mudando com muita rapidez, e já viemos falando disso aqui no blog há um tempo. O que o seu negócio tem feito para se adaptar à esta realidade? Por exemplo, o Brasil é o 4º país do mundo com o maior número de usuários ativos na web, e somos mais 120 milhões de usuários! Em termos de redes sociais, o Facebook é a rede mais povoada por brasileiros, que ocupam o 3º lugar de cadastros no site. Redes como o Facebook e o Instagram, crescem exponencialmente e permitem aos usuários não apenas a interação entre si, mas com marcas e órgãos diversos. Ainda assim, muitas empresas ainda ignoram essa crescente tendência, optando por deixar as suas marcas fora do ambiente digital. Com essa escolha, perde-se não só a oportunidade de conquistar mais clientes, como a de fortalecer a relação com eles e aumentar a visibilidade no mercado.

Segundo o MarketingSherpa, instituto de pesquisas sobre estratégias de marketing, 95% dos adultos entre 18 e 34 anos seguem marcas nas redes sociais pessoais. Além disso, todas as outras faixas etárias apresentam percentagens que excedem os 70%. Ou seja, o consumo on-line apenas cresce, além do mercado digital prover de uma conveniência maior para muitos dos clientes. Apesar dessa pesquisa ter sido realizada nos Estados Unidos, onde o instituto é sediado, a tendência é muito similar à do Brasil, pois perdemos apenas para os Estados Unidos quando se fala de tempo gasto na internet. Somos responsáveis por utilizar 10% desse tempo total.

Agora que você já entendeu que 1) o brasileiro vive na internet, e 2) as redes sociais são o cerne das estratégias digitais, sem previsão de concorrentes diretas, chegou a hora de entender melhor os atributos das redes sociais como parte da presença digital da sua empresa. Para isso, elaboramos este artigo, verbalizando esses atributos e trazendo dicas que podem esclarecer as suas dúvidas, e ajudá-lo a mudar de atitude frente à presença digital do seu negócio. Lembre-se: as marcas de sucesso já estão todas nas redes sociais. Não deixe que a concorrência esgote as suas alternativas!

Quais as vantagens das redes sociais para empresas?

1. Tráfego de qualidade para o seu site

O site é uma das principais ferramentas de venda para qualquer empresa. Na nossa publicação mais recente aqui no blog, falamos um pouco mais sobre ele, então se quer entender a importância dos sites para um negócio, deveria dar uma passadinha por lá (é só clicar!). Através de um site e-commerce ou consultivo, a empresa pode reunir todas as suas informações institucionais e soar mais transparente com o público, além de mais confiável. Porém, para que ele gere bons negócios e ganhe visibilidade, é preciso que exista um tráfego direcionado para ele, de preferência, um tráfego de qualidade, ou seja, de interessados. As redes sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa, e complementar ou dar origem às estratégias de conteúdo em um funil de marketing. Inserindo links nos seus posts ou espaços no perfil, você aumenta as chances de cliques e captação de leads. Compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais funciona da mesma forma, é uma forma ativa de se gerar tráfego. 

Descubra o potencial das redes para atrair usuários e envolver pessoas com o seu canal institucional, gerando um tráfego com muito potencial de conversão em vendas. Além disso, um tráfego maior gera relevância do seu canal nos sites de busca, como o Google, por exemplo, fazendo o seu site ficar entre os destaques.

2. Construção de autoridade

Já sabemos, produzir conteúdo de qualidade aumenta a autoridade do seu negócio diante do mercado. Como isso funciona? 

Uma das estratégias essenciais para construir autoridade no seu ramo é produzir conteúdo relevante para o seu público. E isso, é claro, não funciona de forma diferente nas redes sociais. Publicar conteúdo de qualidade é uma maneira eficiente de se posicionar como autoridade. É possível utilizar as redes sociais para divulgar o conteúdo publicado em outras plataformas, como o próprio site ou o YouTube, ou produzir conteúdo especificamente para o formato das redes sociais. Explorar os carrosséis no Instagram, ou as stories do Facebook, por exemplo, com vídeos curtos ou cards que contém informações importantes, e não exigem do seguidor a saída da rede social, para consumo de conteúdo externo. Além disso, muitos de nós utilizamos as redes sociais em momentos agitados do dia, e produzir diretamente para as plataformas de mídias sociais se sai uma aposta muito certeira. Com isso, é claro, não queremos dizer que os demais canais são dispensáveis; pelo contrário. Esteja presente em quantos canais puder e da forma que for relevante ao seu negócio. Saiba integrar os canais que usa, para um resultado ainda melhor.

3. Engajamento com os clientes

As redes sociais têm como objetivo, por criação, a interação. Logo, são canais excelentes de interação, e que não se limitam geograficamente, o que pode aumentar ainda mais as chances do seu perfil e/ou conteúdo chegar em lugares distantes, mas que podem apresentar o mesmo interesse do público local. Para promover o engajamento e interação com o seu público-alvo, é necessário que se conheça as necessidades desse público e os recursos do seu próprio negócio. Invista em pesquisas e em conteúdo interativo, para que o seu público se mantenha presente e converse com você. É importante ler e considerar os feedbacks deles, as sugestões, reclamações e solicitações. Dê ao público o que ele quer! Ah, e não se esqueça de mensurar os resultados das suas publicações. As próprias plataformas oferecem dados básicos, mas há muitas outras por aí que extraem essas informações para você. Fique atento, e entenda o que gera mais buzz nas suas páginas.

4. Novos clientes

A internet é uma das principais formas de se atrair e conquistar novos clientes atualmente. Além disso, nela é possível saber sobre a reputação de qualquer empresa, e encontrar feedbacks também. Mantendo bons padrões de presença digital, o seu negócio se destaca diante da concorrência, e consegue visibilidade suficiente para estar entre as opções de escolha. Entenda que as pessoas acessam a internet o tempo todo para buscar por produtos e serviços, mas também opiniões, principalmente elas! Isso ajuda a definir o melhor lugar para comprar. Diante dessa audiência, desenvolva boas estratégias.

Não procure oferecer somente boas opções de compra. Gere conteúdo de qualidade e invista em anúncios, que garantam um bom alcance aos públicos específicos e potenciais. Utilizar de mídias alternativas, como os blogs e plataformas de vídeo também auxiliam na maximização desse potencial. As empresas estão na internet por uma razão!

5. Estratégias de SEO otimizadas

O SEO trata-se da otimização dos motores de busca. Antigamente, não há tanto tempo assim, um perfil forte nas redes sociais acabava não possuindo tanto impacto nos resultados dos motores de busca, pois o SEO não era uma prática tão latente. Porém, isso tem mudado bastante, conforme a importância das redes sociais aumenta. Por exemplo, o Google considera a atividade e tráfego nos sites para rankear as empresas mais presentes. Não somente isso, ele também linka os perfis das redes sociais por relevância, ou seja, através dos algoritmos, ele joga para cima as empresas com melhor desempenho, e com forte engajamento ou reprodução nos seus conteúdos.

6. Tendências

E para encerrar: se chegou até esse ponto da publicação, é porque já entendeu que o conteúdo produzido pelo seu negócio é muito importante para a saúde do mesmo. Criar conteúdo é uma tendência e aposta fixa para a captação de leads pelos próximos anos. Logo, o seu conteúdo é uma tendência que se alimentará da mesma coisa. Ele precisa ser relevante, interessante e também ATUAL. Deixe isso bem destacado aí no seu bloco de ideias. Observe as referências ao seu redor, e não deixe nada que pode ser utilizado na sua estratégia passar! O social media é o tipo de profissional que auxilia com essa criação de conteúdo.

Ah, antes que esqueçamos, é recomendável que você considere o investimento em anúncios nas redes sociais. Já é observável que as redes estão diminuindo gradativamente o alcance das publicações lançadas de forma gratuita.

Agora que já entendeu a importância das redes sociais para o seu negócio, não esqueça de buscar suporte em marketing digital e entender as próprias necessidades! Descubra o potencial das redes sociais aplicadas à sua empresa, e comece imediatamente a planejar as suas estratégias.

Caso seja do seu interesse, a Agência Cósmica oferece diagnóstico gratuito

Calma, vamos explicar! Nós possuímos um diagnóstico de Marketing Digital gratuito, que você pode utilizar para dar os primeiros passos em direção à presença digital do seu negócio. É possível acessá-lo através do link http://bit.ly/diagnostico-cosmica. É rapidinho, e em seguida você poderá conversar com o nosso time de especialistas. Fazem parte da nossa expertise as redes sociais e os ads, por exemplo.

A Agência Cósmica oferece soluções em Marketing Digital na cidade do Recife e em todo o Brasil, contemplando o design, a comunicação e a tecnologia. Nossa equipe tem o know-how necessário para atuar com excelência, e estamos todos mais do que adaptados à essa temporária realidade. Será um prazer abraçar o seu negócio e fazer o possível para virar essa chave.

Se você leu essa publicação, também vai gostar de: '6 motivos e vantagens ao contratar uma agência de Marketing Digital'.