Os gatilhos mentais fazem parte de uma estratégia de comunicação. 

Ela é voltada na captura do cliente através de um direcionamento. 

Ou seja, você evoca algum tipo de emoção no cliente e ele responde. 

Tudo dentro do planejado pela sua estratégia para realizar mais vendas. 

Mas tudo isso que falei agora sobre os gatilhos, estão na versão mais simplificada possível. 

Pois neste texto trataremos dos 3 principais gatilhos para sua estratégia de venda ser mais bem-sucedida. 

Se quiser saber mais sobre como usar os gatilhos mentais, qual origem e o que está por trás desta estratégia de maneira detalhada, consulte nossos seguintes textos: 

Aprenda a utilizar a estratégia de copy em seus conteúdos 

Storytelling-Como utilizar a estratégia e gerar vendas 

Vamos agora identificar os principais gatilhos e entender como utilizá-los. 

A primeira coisa que você precisa saber antes de vender para um cliente é: como esse cliente é. 

Essa informação só é possível através de uma análise de persona. 

Quando se sabe os gostos, interesses, dúvidas e particularidades da pessoa que seu produto quer atingir, melhor fica a comunicação. 

Na verdade, ela só funciona bem se você souber com quem está se comunicando. 

Por isso é tão importante passar pelos seguintes estágios: 

- definição de persona para direcionar a comunicação, 

- estruturação de briefing para identificar abordagens e características da marca, 

- planejamento de conteúdo para identificar a melhor estratégia de marketing para cada rede utilizada pela marca. 

Cada passo produz uma quantidade significativa de dados e informações que te ajudarão no processo de definição de tom da marca. 

Dessa maneira, seu negócio passa a ter mais personalização e um diferencial para se direcionar para o cliente. 

Sabemos que o mundo mudou e a forma com que as pessoas encaram as marcas também. 

Essa informação acompanha praticamente todos os nossos textos. 

Porque é verdade e também porque é indispensável manter em mente que, sobreviver online requer estratégia. 

São elas que direcionam os melhores formatos de produção e quais as melhores abordagens, 

Incluindo quais os melhores jeitos de se chegar no cliente por meio da comunicação. 

Isso só é possível entendendo o contexto que vivemos, consumimos e nos relacionamos. 

Principalmente no meio online, marcado pela diversidade de produções que estão sendo produzidas o tempo inteiro.  

Os dados a seguir nos ajudam a visualizar melhor as demandas do cliente e quais são as novas responsabilidades da marca diante destes comportamentos. 

- 88% dos brasileiros compram online e desde a pandemia o número se manteve em crescimento, 

- 65% das empresas estão priorizando o Digital First, voltando a experiência do usuário nos canais digitais, 

- Os clientes estão dispostos a investir 25% a mais em empresas que se preocupam com adaptação e transformação digital. 

Todos os dados anteriores foram retirados da pesquisa "Comunicação e acompanhamento fazem a diferença na experiência de compra do cliente".

Note que os clientes estão em busca de soluções e o principal local para encontrá-las é através de pesquisas na internet. 

Trabalhar a comunicação da sua marca é indispensável para gerar vendas conforme os interesses e necessidades de seus clientes. 

Pensando em como atingir sua persona ideal, é necessário lidar com uma extensa camada de gostos e demandas desse usuário. 

Para tornar sua experiência mais fiel, conforme às suas expectativas. 

Leitura recomendada: 

Tendências de marketing para 2022  

Por isso é importante promover uma comunicação relevante para o cliente. 

E, com os 3 gatilhos mais valiosos, o processo ganha uma ajudinha. 

Conheça a seguir quais são eles. 

1- Afeição, 

Este gatilho envolve a sensação de proximidade da marca com o cliente. 

Isso quer dizer que, quanto mais humanizada for a marca mais o cliente pode se sentir 

confortável com as propostas feitas por ela. 

A afeição diz respeito a como a visão da empresa pode impactar no mundo. 

Por isso, os clientes costumam buscar conhecer mais sobre as marcas que consomem. 

Quando se trata de gerar afeição, a marca deve buscar por construir uma imagem que transmita seus valores. 

Mas de uma maneira conectada com a realidade e as pessoas por trás dessa construção. 

Impactar o cliente é uma atividade repleta de camadas. 

É preciso trabalhar cada vez mais os aspectos relacionados à comunicação, sentidos e experiência do cliente para oferecer um diferencial. 

E, realizar mais vendas. 

2- Reciprocidade, 

Enquanto este aqui diz respeito a sensação de ofertar e receber. 

Quando recebemos uma gentileza ou um favor, somos rapidamente encorajados a retribuir o gesto. 

Esse gatilho possui muita proximidade com o de afeição e costumam ser utilizados conjuntamente. 

Assim, o cliente é envolvido pela produção de conteúdo e se sente no dever de retribuir. 

Muito utilizada em landing pages e formulários que disponibilizam conteúdo específico para o cliente. 

O gatilho de reciprocidade é estratégico na hora de exigir dados do cliente sem soar inconveniente. 

Respeitando o tempo, interesse e motivando o cliente com uma espécie de brinde pelos seus dados. 

3- Compromisso e coerência,

Já este, trata de provar para o cliente que existe um sentido e um ganho na construção de relacionamento com a marca. 

Afinal, o cliente é a peça central, toda criação é voltada para a experiência dele. 

Para transmitir ao cliente a ideia de conforto, segurança e coerência das ações da empresa. 

A marca deve se empenhar na comunicação da qualidade do seu produto e serviço. 

Indo além e provando ao cliente quais objetivos ele pode alcançar com o produto. 

Atestando ao cliente que é possível alcançar resultados com o que é oferecido pela marca. 

Como consumidores, os indivíduos necessitam e avaliam como positiva as ações focadas no suporte e qualidade. 

Então, trabalhar canais pós vendas ou produzir conteúdos personalizados e distribuir ao cliente é uma boa forma de nutrir esses consumidores. 

Aquecendo também estratégias de revenda de produtos. 

Ativando a memória do cliente por meio de uma experiência marcante e excelente.

Promover conteúdos baseados em gatilhos mentais ou delimitar suas estratégias em campanhas, e-mails e demais formatos de comunicação, requer profissionais habilidosos. 

O marketing digital é construído através da experiência e adaptação. 

Além de pesquisa, planejamento e ações estratégicas. 

Contar com experts durante o processo torna tudo mais eficiente e com altas chances de sucesso. 

Se é isso que você precisa para alavancar suas vendas, a produção de conteúdo online e a satisfação do seu cliente com o produto ou serviço oferecido, basta entrar em contato com a Cósmica!