A construção de relações no ambiente digital é marcada por fenômenos que se tornam próprios desse espaço sendo que, muitas vezes, esses acontecimentos e suas consequências não ficam restritas apenas ao local em que se iniciam. 

Dessa forma, é necessário seguir alguns passos para evitar que sua mensagem seja comprometida e no texto de hoje, trataremos de boas práticas na estruturação de sua comunicação com a audiência a fim de evitar ruídos e, principalmente, o cancelamento. 

Cancelamento, o que é? 

O termo "Cultura do cancelamento" ganhou força nos últimos anos na internet e, especificamente em 2019, foi eleito pelo Dicionário Macquarie, como a expressão que melhor traduz o ano e o comportamento das pessoas na internet durante este período. 

A definição exata do que se trata cancelamento é abrangente, pois depende de como a interpretação do outro incide sobre o que está sendo julgado.

Mas, a grosso modo, podemos entender como uma medida que visa boicotar, restringir e excluir, desde artistas, influenciadores, empresas e até mesmo anônimos. 

Essa medida de segregar esses indivíduos do convívio na internet se dá  por conta de uma ação ou fala considerada imprópria por quem teve acesso àquele conteúdo.

Sendo feito a partir da própria rede, envolvendo críticas, xingamentos, injúrias.

Vale ressaltar ainda que o cancelamento só é encerrado com a mudança de postura da pessoa que foi cancelada. 

Por essa razão, a cultura do cancelamento também está associada ao linxamento virtual e medidas punitivas dentro das redes que podem ou não saírem desse espaço. 

Para evitar o cancelamento, que geralmente é fruto da má comunicação, é necessário conhecer a audiência a quem se destina a sua mensagem.

A partir dessa análise é possível identificar qual será a melhor forma de estabelecer um contato sem ruídos problemáticos. 

Para evitar o problema é fundamental tomar alguns cuidados na hora de construir seu conteúdo.

Vejamos a seguir alguns deles para evitar o cancelamento.

1- Entenda, pesquise, acompanhe e avalie, 

A tarefa é contínua e deve ser interpretada com cautela.

Uma boa medida para manter o foco na audiência é estabelecer uma persona e trabalhar com um briefing bem estruturado.

Com o tempo, a ação se tornará extremamente fluida e a linguagem terá mais consistência e objetividade. 

2- Escute mais, 

Seja a partir de feedbacks ou de comentários em seus posts.

Procure filtrar os comentários construtivos para identificar o que tem tocado o outro.

Aproveite também para interpretar diferentes pontos de vista sobre um assunto. 

Encontre e discuta com sua equipe qual formato ideal para coletar essas informações e acompanhe as propostas trazidas pelos internautas.

Saiba que com a escuta, você aprende, se adapta, trabalha a empatia e ainda produz conteúdos diversificados, pensando sempre no fortalecimento da relação com sua audiência. 

3- Estabeleça um tom adequado,

Boa parte dos cancelamentos ocorrem por conta de quebra de expectativas, especialmente quando a postura é modificada de uma hora para outra ou não corresponde de maneira coerente com tudo aquilo que vinha sido construído. 

Então é preciso alinhar o conteúdo mantendo uma postura estruturada.

Esteja ciente de que ao modificar a linguagem ou abordagem de sua comunicação a audiência deve ser informada e incluída para apontar melhorias e participar ativamente da mudança.

Leitura recomendada: Descubra como utilizar memes na sua estratégia de marketing digital

4- Acompanhe as novidades e esteja preparado, 

Na hora de construir conteúdo para internet é preciso adaptar algumas mensagens para acompanhar o interesse da persona.

Certifique-se de fornecer bons conteúdos e experiências inovadoras para marcar positivamente sua audiência.Sem deixar de lado a cultura da empresa.

Busque equilibrar os interesses da comunicação com os interesses identificados na persona para trabalhar com harmonia essa relação. 

5- Planeje sempre, 

Desde o início deste texto estamos falando sobre a importância do planejamento na hora de evitar  interpretações negativas sobre sua mensagem, para tal é importante frisar que manter a frequência e estabilidade na sua comunicação também facilitam a diminuição de ruídos entre o público que receberá aquela mensagem. 

Para te ajudar a manter a audiência entretida, informada e engajada com conteúdos relevantes e coerentes, entre em contato com a Agência Cósmica. Com nossa expertise, poderemos ajudar o seu negócio a crescer no meio digital!