Desenvolver uma boa comunicação acerca do seu produto ou negócio é indispensável, seja para atrair ou para reter os clientes.

No entanto, o que fazer para estimular a permanência da comunicação?  

Uma das melhores respostas possíveis a essa pergunta é se dedicar ao feedback!  

Essa palavrinha de origem inglesa, pertencente a área da biologia, se adaptou perfeitamente ao ambiente do marketing digital.

Isso porque sua construção e tradução remetem a um processo interativo, sendo feed (alimentar) e back (voltar). 

Perceba que o mesmo ocorre com o feedback no marketing. Ao oferecer algo para o cliente  é importante dedicar tempo e espaço para recolher suas opiniões e experiências.

Tal estímulo abre espaço para melhorias na relação com o cliente, seus produtos e os negócios. 

Feedbacks diferem de comentários! 

É importante destacar as diferenças entre essas ações para não confundir o recolhimento de dados fornecidos em ambos os processos.

O feedback é uma interação fruto de uma experiência com o produto ou serviço.

Veja a seguir um breve exemplo: 

João comprou uma caixa de ferramentas da marca X e foi no site do produto elogiar a durabilidade dos materiais e a forma de envio.

Contou também que é um material útil para o seu trabalho de reparos. 

O que diferencia o feedback do comentário é que este último, nem sempre, pode relatar uma experiência com o produto. Tratando de ser apenas uma opinião expressa a partir de um primeiro olhar sobre o produto ou serviço. 

Ambos são importantes, principalmente para acompanhar o cliente, mas é focando no retorno deles que se pode apostar de modo mais eficiente em melhorias lógicas.

Quando se estimula a participação dos compradores com opiniões acerca do produto mais fácil se torna o processo de: 

— Consolidação da marca/ aumento da autoridade, 

Os usuários vão perceber que você dá valor a satisfação deles e procura implementar soluções viáveis considerando as informações dadas através do feedback. 

 — Apresentar cases de sucesso 

Certamente seus clientes possuem uma história para contar depois que conhecem o seu produto.

É muito valioso abrir espaço no site e nas redes sociais para coletar essas histórias. 

Assim outras pessoas podem conhecer sobre o que você oferece a partir de outro ponto de vista, facilitando a tomada de decisão e reconhecimento de sua marca. 

— Relacionamento, 

O feedback também possibilita uma melhora no relacionamento com o cliente porque proporciona a visualização das suas relações com o produto ou serviço e podem promover novas ideias e soluções para aplicar ao que você oferece. 

Utilizar o feedback também faz parte de uma estratégia de marketing digital, focada em produzir maiores engajamentos com o seu produto para consolidar seu espaço nas redes. 

Leitura recomendada: Por que é tão importante engajar nas redes sociais?

Essa oportunidade de comunicação após a experiência pode servir também como material para suas campanhas de email marketing

Bem como aumentando os acessos ao seu site e outros tipos de retorno do cliente.

Note ainda que boas práticas com o recolhimento do feedback andam associadas a espaços digitais.

Seja com a implementação de sites, redes sociais e outros, dar vida a esse processo se torna mais prático em conjunto.

Por isso entre em contato com a Cósmica para essas e outras soluções em marketing digital.