Os sites responsivos são capazes de se adaptar a qualquer dispositivo em que são acessados. É a partir dessa característica flexível que as interações com o site aumentam e consequentemente mais pessoas são atraídas para ele. 

Afinal de contas, não faz sentido disponibilizar conteúdo apenas para um formato de tela nem construir diversos sites para cada propósito. 

Existe, ainda, por trás de toda estratégia de um site responsivo, uma forte estratégia de marketing de conteúdo.

Visando manter o alto nível do site com um conteúdo otimizado e de qualidade para auxiliar no processo de ranqueamento do Google. 

É, também, fundamental combinar o site com o UX, último assunto abordado aqui no blog. 

Dito isso, vamos começar entendendo melhor sobre o funcionamento e os ganhos gerados por um site responsivo.

Leitura recomendada: 6 etapas para criar seu plano anual de marketing 

Site responsivo aliado do marketing digital 

A presença digital é essencial para todas as empresas que desejam crescer na internet e expandir sua área de atuação.

Para dar início a essa jornada, o site e as redes sociais são os principais canais a serem desenvolvidos. 

Atenção! Quando o site não é responsivo é muito mais fácil perder a clientela para a concorrência.

No texto A importância do site para a saúde do seu negócio, você pode conferir o impacto que um site, bem estruturado, pode promover para sua instituição. 

Aliás, ainda desmistifica algumas questões que existem entre o uso ou não deles para fortalecer o marketing digital desenvolvido para a empresa. 

Com a forte expansão das redes e a mudança no consumo, se distanciando cada vez mais de telas maiores de computadores, por exemplo,  para menores como tablets e smartphones,  o contínuo dever de adaptação surge para continuar oferendo uma experiência satisfatória ao usuário. 

Adaptando texto, legenda e tamanho das imagens dispostas no site; o design responsivo promove possibilidades de acesso múltiplas que não comprometem o contato com o conteúdo.

Inclusive, após adaptar seu material com a estratégia de marketing adequada para sua empresa, é possível alcançar ganhos satisfatórios com essa parceria. 

Leitura recomendada:  Crie uma estratégia de Marketing de Conteúdo para a sua empresa  

Vamos descobrir quais são a seguir?

1- Crescimento do mobile; 

Os dados comprovam que houve um aumento de  2% da utilização do dispositivo móvel no Brasil e esse crescimento continua. 

Como as pessoas possuem maior facilidade de se conectar através do celular, faz sentido oferecer uma boa experiência de acesso também para estes usuários. 

Tenha em mente que com esse cuidado, seus usuários também conseguem divulgar de forma orgânica seu conteúdo pela praticidade encontrada durante o acesso. 

2- Aumento das vendas 

O crescimento de e-commerce aliado ao crescimento do uso dos celulares, na pesquisa realizada no ano de 2019 pelo portal E-Commerce Brasil, constatou que 67% das compras foram feitas através de smartphones. 

Leia também sobre como a pandemia influenciou os consumidores no texto recomendado a seguir. 

As mudanças no comportamento do consumidor durante a COVID-19  

3- Captação de lead; 

Se o site está otimizado e você utiliza recursos como e-books, infográficos e outros, quanto mais adaptado estiver o seu conteúdo mais prático é para o consumidor ter acesso e garantir uma maior interação com o seu produto ou serviço oferecido. 

4- Queda na taxa de rejeição 

Um site fortalecido tem como principais características: 

- alta taxa de acesso; 

- rapidez para carregar; 

- design responsivo; 

- conteúdo satisfatório. 

Com esses fatores, principalmente, é possível garantir o acesso e permanência do usuário.

Motivando, também, pontos com o Google, que identifica a relevância do seu site e melhora seu posicionamento no buscador. 

São todos esses fatores que garantem o sucesso do seu site responsivo e consequentemente do seu negócio.

Espera, ainda não tem um planejamento em curso e nem um site? Ou tem um site, mas percebeu que não está otimizado?

Vem cá que eu tenho uma última recomendação para fazer! 

Procure a Cósmica. A agência é especialista em marketing digital e possui experiência com a criação e desenvolvimento de sites.

Conte também com o nosso recurso gratuito de diagnóstico. Assim poderemos te ajudar mais rapidamente a entender o que precisa ser estruturado no seu negócio e promover mudanças efetivas.