13 de novembro de 2020

6 etapas para criar seu plano anual de marketing

O marketing moderno é complexo, mas não precisa ser assim. Para muitos profissionais de marketing, pode ser confuso pensar em como construir um plano de marketing no ambiente atual da indústria e no cenário da mídia. Novas terminologias são constantemente introduzidas, mesmo quando os conceitos não são novos, mas são aplicados a novas ferramentas e canais. E, especialistas em campos específicos defendem certas táticas, como se todos os profissionais de marketing em todos os setores devessem entrar em ação com força total.

Antes de fazer isso, pare! É útil dar um passo atrás e voltar aos fundamentos que ainda se aplicam ao mundo do marketing de hoje. Neste artigo, quero dividir em termos simples o que é útil ter em vigor antes de construir seu Plano de Marketing e uma abordagem para construir um plano, independentemente das novas táticas que possam entrar em ação. O mundo do marketing e da mídia pode continuar sendo complexo, mas seu planejamento pode ser simplificado.

Então, vamos começar aqui. Estes são os elementos que você desejará ter como base antes de começar a construir um Plano de Marketing anual:

— Desenvolva a plataforma da sua marca, incluindo a essência ou promessa da marca, o posicionamento, a personalidade e o tom da marca, as mensagens principais e os ativos visuais distintos;

— Você deve ser claro sobre o (s) seu (s) alvo (s) de consumo ou público. Quem são seus alvos primários, secundários e terciários? Ou quem são os vários públicos que você precisa atingir para fazer sua marca crescer? Idealmente, crie Personas para cada um;

— Por fim, entenda a jornada do cliente para seus principais públicos - como eles começam sua jornada de compra, como aprendem sobre ofertas de produtos, onde buscam informações para informar sua compra, como são influenciados e onde e como compram. Você também deve entender suas motivações e dúvidas ou barreiras em torno de sua compra. Fazer um exercício prático também pode dar a você uma visão sobre as aberturas certas para alcançar seu público no momento em que ele estará mais receptivo.

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Com isso em mãos, você pode considerar esses 6 componentes para construir seu Plano de Marketing Anual.

1. Articule seus objetivos e metas de marketing. Eles devem, por sua vez, apoiar seus Objetivos e Metas de Negócios. Os objetivos levarão em consideração seu consumidor ou público-alvo e que ação você deseja que eles realizem. Pense no insight do consumidor sobre as barreiras que você pode precisar superar ou um insight que você acredita que precisa explorar para desbloquear o crescimento.

Você pode estar considerando para onde está tentando mover sua marca, ou o fato de que pode estar tentando expandir seu público para uma nova meta de expansão, para manter a relevância e impulsionar o crescimento. Você também pode expandir para novos canais de vendas. Suas metas devem ser métricas; o que precisa ser alcançado para cumprir as ambições de negócios. 

2. Defina as principais estratégias de marketing. Essas são as abordagens amplas que você fará em seu marketing e que informarão os canais e as táticas. Essas estratégias devem ser informadas pela jornada do cliente, para identificar as aberturas certas para chegar nele com as mensagens adequadas. Isso também pode ser informado pela maturidade do seu negócio, seu modelo de go-to-market, sua categoria, recursos, nível de sofisticação de marketing e orçamento.

3. Priorize seus canais. Considerando suas estratégias de marketing, descreva em uma tabela simples quais táticas e canais você implantará no Funil de Marketing, desde a geração dos leads, às etapas de soluções, negociação e fechamento de negócio. Observe que seu funil pode variar dependendo do seu tipo de negócio, como se você for B2C (“Business to Consumer”) ou B2B (“Business to Business”).

4. Aloque seu orçamento. A partir daí, é útil ter um guia sobre como você deseja alocar seu orçamento entre essas táticas com base na importância, mas também no custo de forma realista. Tenha cuidado ao colocar muito de seus gastos na parte inferior do funil. Você pode querer voltar a esse assunto depois de analisar seus gastos através das lentes de suas campanhas para o ano. Você pode precisar realocar entre os canais, dependendo de como suas campanhas tomam forma.

5. Crie seu calendário de marketing e campanhas. Finalmente, levando tudo isso em consideração, você deseja construir seu Calendário de Marketing e Campanhas. Considere os principais períodos de tempo e prioridades para o seu negócio. Você vai querer pensar sobre como construir as táticas por período de tempo para criar efeitos sinérgicos. Uma coisa que muitos deixam passar, apesar das táticas de marketing terem diferentes ROIs, é que elas se baseiam umas nas outras.

Ao pensar nesses períodos de tempo, pense em Campanhas. Você também pode ter campanhas separadas com objetivos diferentes, como campanhas de construção de marca. Táticas permanentes ao longo do ano, como o e-mail marketing, são bem vindas. Alguns e-mails serão vinculados a uma campanha e outros provavelmente não.

Outra coisa a considerar é o potencial de usar arcos de campanha - pegar uma campanha ou ideia e maximizá-la ao longo do tempo, atingindo diferentes públicos-alvo (por exemplo, lançar a campanha começando com um público fiel e depois expandindo para públicos mais amplos) ou com base na ideia hora extra. Ou você pode pensar em como deseja levar seus consumidores em uma jornada com a marca ao longo do ano, contando histórias diferentes e construindo temas de marca em torno de ações-chave. Assim que tiver suas campanhas planejadas, você pode prosseguir para a execução e o criativo da campanha.

6. Planeje suas iniciativas de Loop de Medição e Teste e Aprendizagem. Um elemento crítico do marketing é medir seus resultados. A propósito, esse não é um conceito novo que começou com o marketing digital. Deve ser uma disciplina comum que você execute e, em seguida, avalie os resultados de suas campanhas e canais para que possa otimizá-los no futuro. O ideal é que você não faça isso no final do ano, mas regularmente depois de cada campanha, para que possa ajustar no futuro.

Dados todos os novos canais do mercado hoje, você também deve ter um plano de Teste e Aprendizagem. Nunca mude todas as suas táticas de uma vez; teste seu caminho em novas iniciativas. Mas certifique-se de fazer isso; testar novos canais e abordagens é fundamental, dado o nosso ambiente de marketing em constante mudança.

Então, aí está! Este guia passo a passo deve desmistificar o Planejamento de Marketing no mundo moderno e louco do marketing de hoje.

E torne isso simples. Pode-se ficar confuso com as demandas de marketing e o número de canais, mas se você recuar e seguir uma abordagem clara e disciplinada, poderá criar seu caminho para um plano impactante.

Este artigo explorou o que é o plano de marketing de base direcionada e sólida. Se você ainda precisa de informações, ou melhor, quer uma visualização prática dessa metodologia, entre em contato com a Agência Cósmica!

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