Pense nos seus objetos favoritos ou sites que costuma visitar. O que eles têm em comum? 

Além da sua fidelidade eles com certeza tornam sua experiência de consumo agradável e eficiente.

Tendo isso em mente, podemos falar mais sobre a experiência do usuário e entender melhor sobre como ela funciona. 

Já deu para perceber que o cuidado com a experiência do usuário também se aplica a materiais offline e que o lado cognitivo e sensorial precisam ser bem investigados para atingir os reais objetivos do UX.

E engana-se quem atribui apenas o sentido visual da experiência e esquece da praticidade, por exemplo, um critério essencial para promover uma interação satisfatória do usuário. 

Aliás, a finalidade da experiência do usuário, como o próprio nome já esclarece, é direcionada para a usabilidade, mas sem desprezar uma construção combinada entres elementos visíveis.  

Mas afinal, qual a definição de user experience (UX)? 

O equilíbrio é o termo chave para atingir a compreensão sobre a responsabilidade existente nas práticas voltadas a experiência do usuário.

A partir da combinação harmônica que precisa existir entre o visual, funcional e sem dúvidas o interacional, é possível garantir uma interação proveitosa entre cliente, produto ou serviço.

Considerando não só o que se pode oferecer, mas uma nova oportunidade de conexão e desenvolvimento com o que é oferecido. 

E embora o termo tenha aparecido nos anos 90 com o Don Norman, engenheiro eletricista  e professor de ciência cognitiva, que formou na Apple o setor User Experience Achitect Group (Grupo De Arquitetos de experiência do Usuário).

A experiência do usuário, tem ganho ainda mais destaque nas empresas que priorizam inovações e se adaptam a constante inserção da tecnologia sem deixar de lado questões humanas. 

Então vamos conferir alguns benefícios e retornos que podem ser alcançados com um bom desenvolvimento de UX. 

1- Maior fidelização; 

O real motivo por trás desse ganho se encontra na experiência. 

Com um site, por exemplo, que oferece mais praticidade e disponibiliza de forma rápida e bem posicionada todas as informações que você procura, sem dúvidas conseguiu conquistar um usuário. 

2- Maior conversão e maior tráfego; 

Ligado ao fator anterior, quanto mais responsivo for o site mais possibilidade de gerar uma venda e proporcionar satisfação ao cliente ele possui. 

Sem contar no quanto é essencial navegar em um site adaptado a múltiplas plataformas e também adaptado ao SEO.

Buscando garantir, não só o acesso rápido, mas que também seja facilmente encontrado pelos clientes e futuros clientes que usam o site ou aplicativo. 

Leitura complementar: Como construir links nas suas postagens e impulsionar os resultados do SEO?  

3- Redução de gastos; 

Planejar a jornada que o usuário faz dentro de um site ou quando ele recebe um determinado produto é fundamental. 

Dessa forma o percurso realizado pelo cliente ou usuário pode ser estudado e aprimorado para todas as etapas.

Partindo do acesso ao site até o recebimento do produto. 

Quando bem feita, essa estruturação promove economia de tempo e de trabalho dos profissionais empenhados em garantir uma interação coerente para os clientes. 

4- Maior reconhecimento; 

Vamos pensar em um site otimizado que utiliza recursos de SEO e consegue estar no topo das pesquisas.

A interface do site dá conta de continuar oferecendo qualidade e agilidade, não só no produto que oferece ou serviço, mas principalmente nesse primeiro contato com o cliente. 

Boas experiencias são marcantes e despertam sensações valiosas. Seu cliente com certeza estará em busca disso. 

Para alcançar todos os benefícios das aplicações de UX para sites é necessário pôr em prática algumas ações. São elas: 

-Wireframes; consiste na disposição dos elementos de acesso e outros no site. 
-Wireflows; são séries estruturadas que contém os guias de interação no site. Na prática, é quando realizamos uma ação no site, um clique aqui, por exemplo.
-Sitemaps; é o mapa do site ou app. Aqui estão organizados os conteúdos que vão aparecer quando uma ação for realizada.  

A construção passa ainda por outros processos ligados a compreensão e análise de soluções para entregar aos usuários sempre a boa experiência com o produto ou site. 

Por fim, se não restarem mais dúvidas é só iniciar o processo de implementação do UX, não é mesmo?

E que tal contar com uma equipe especializada e criativa para dar conta dessa tarefa? Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e obtenha bons resultados com marketing digital para o seu negócio!