Constantemente, durante as navegações online, nos deparamos com a palavra “cookies” ou “aceitar cookies”.
E, provavelmente você já aceitou diversos deles enquanto acessava a internet.
Mas você sabe para que eles servem? Qual a utilidade deles para estratégia de marketing digital? Continue a leitura e descubra!
Basicamente, os cookies são arquivos de texto que armazenam informações no dispositivo do usuário.
Por exemplo, você já deve ter notado que nem sempre precisa digitar letra por letra em determinados sites quando vai informar sobre alguns dos seus dados.
Nesse momento os cookies estão em ação, guardando suas informações para acelerar a navegação.
Mas não é só a agilidade que os cookies proporcionam.
Por meio deles, os sites personalizam as páginas conforme o perfil do usuário, evitando assim que anúncios que não te interessam sejam exibidos.
A proposta dos cookies envolve ainda o tráfego de dados entre páginas do mesmo site, que, dependendo da política de cookies, duram por tempo indeterminado.
Assim os carrinhos virtuais e páginas com itens favoritados continuam a disposição mesmo quando o usuário abre outra guia ou até mesmo resolve sair do site.
Falando nisso, vale a pena contar detalhadamente sobre os dois principais tipos de cookies existentes.
— Session cookies ( Cookies de sessão ou Cookies transitórios); são aqueles que ficam armazenados apenas no momento em que o navegador está aberto. Ele possui um armazenamento de memória temporário.
— Persistent cookies (Cookies persistentes); possuem data de expiração definida mas também podem ser excluídos manualmente antes do período delimitado. Esse tipo de cookie atualiza e armazena os dados sempre que o usuário entra no site.
Então qual a importância dos cookies para a estratégia de marketing digital?
Como os cookies trabalham a partir das preferências de cada usuário, eles conseguem oferecer informações relevantes que facilitam a personalização durante a navegação.
Para o marketing digital, ter as informações certas é fundamental para orientar suas estratégias e oferecer conteúdos relevantes aos usuários.
Assim, os cookies auxiliam o processo de:
1. Rastreio de tráfego;
Os dados fornecidos pelo rastreio de tráfego, orientam a equipe de marketing quanto aos comportamentos de navegação do usuário e esses dados podem conter informações de interação do usuário com o site.
Sendo assim, informações como a navegação do usuário no site, os cliques, as campanhas, bem como os produtos adicionados ao carrinho e outras interações com a página ou aplicativo, são relevantes para a estratégia.
2. Remarketing;
É basicamente personalizar o anúncio mesmo depois do cliente sair da página em que acessou o conteúdo.
Essa ferramenta do Google possibilita que, com os dados cedidos, seja possível engajar novamente o usuário quanto ao produto pesquisado.
Segundo o suporte Google, por meio do recurso de acompanhamento de conversões, utilizado pelo Google Ads, é adicionado um cookie ao computador do usuário quando ele clica em um determinado anúncio ou listagem.
O processo conta ainda com duas modalidades de exibição, remarketing na rede de display ou na rede de pesquisa.
A primeira opção consiste em atingir os usuários através de sites parceiros que possuem espaço para a mídia.
Oferecendo formatos variados que podem ser explorados para entender o consumidor e atingir metas.
Enquanto o segundo, tem um formato menos diversificado e é exibido nas páginas de pesquisa do Google.
Porém, seu impacto para gerar uma conversão é maior, porque o usuário está demonstrando interesse no material e será exibido exatamente aquilo que ele busca.
Assim ocorre o processo de remarketing, introduzindo novamente o cliente no processo de vendas.
Ah! Para sua utilização é necessário ter uma campanha ativa no Google Ads ou no Facebook Ads que inclui o Instagram.
Saiba mais sobre a importância de investir em mídias pagas nas leituras recomendadas a seguir:
A mídia paga como estratégia para alavancar o seu conteúdo | Conheça 4 ferramentas para gerar tráfego pago
3. Traçar perfis;
Graças a interação do usuário, fica mais fácil entender seu perfil e personalizar os anúncios devidamente.
Aliás, essa segmentação proporciona outros ganhos, como, por exemplo:
— Definição de persona;
— Alinhamento com o usuário,
— Melhor adequação de campanha;
— Notoriedade para a marca.
4. Melhoram a experiência do usuário;
Os cookies oferecem otimização ao usuário e personalização.
Essas práticas são fundamentais para que o usuário tenha acesso a uma experiência satisfatória no site.
Critérios como segurança, agilidade, personalização e relevância são levados em conta pelos clientes, sendo então indispensável para o site que busca cumprir o propósito estabelecido.
Portanto, desconsiderar o uso de cookies afasta seu site de gerar conversões e estabelecer campanhas coerentes para seus clientes, ou seja, perder tempo e dinheiro.
Considere investir no que faz sentido para o seu público e negócio de modo lógico e estruturado. Alcançar o sucesso com o marketing digital não é impossível.
E para realizar esse e outros processos de marketing digital vale a pena contar com quem possui habilidade e experiência.
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O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...