Pense nos seus objetos favoritos ou sites que costuma visitar. O que eles têm em comum?
Além da sua fidelidade eles com certeza tornam sua experiência de consumo agradável e eficiente.
Tendo isso em mente, podemos falar mais sobre a experiência do usuário e entender melhor sobre como ela funciona.
Já deu para perceber que o cuidado com a experiência do usuário também se aplica a materiais offline e que o lado cognitivo e sensorial precisam ser bem investigados para atingir os reais objetivos do UX.
E engana-se quem atribui apenas o sentido visual da experiência e esquece da praticidade, por exemplo, um critério essencial para promover uma interação satisfatória do usuário.
Aliás, a finalidade da experiência do usuário, como o próprio nome já esclarece, é direcionada para a usabilidade, mas sem desprezar uma construção combinada entres elementos visíveis.
Mas afinal, qual a definição de user experience (UX)?
O equilíbrio é o termo chave para atingir a compreensão sobre a responsabilidade existente nas práticas voltadas a experiência do usuário.
A partir da combinação harmônica que precisa existir entre o visual, funcional e sem dúvidas o interacional, é possível garantir uma interação proveitosa entre cliente, produto ou serviço.
Considerando não só o que se pode oferecer, mas uma nova oportunidade de conexão e desenvolvimento com o que é oferecido.
E embora o termo tenha aparecido nos anos 90 com o Don Norman, engenheiro eletricista e professor de ciência cognitiva, que formou na Apple o setor User Experience Achitect Group (Grupo De Arquitetos de experiência do Usuário).
A experiência do usuário, tem ganho ainda mais destaque nas empresas que priorizam inovações e se adaptam a constante inserção da tecnologia sem deixar de lado questões humanas.
Então vamos conferir alguns benefícios e retornos que podem ser alcançados com um bom desenvolvimento de UX.
1- Maior fidelização;
O real motivo por trás desse ganho se encontra na experiência.
Com um site, por exemplo, que oferece mais praticidade e disponibiliza de forma rápida e bem posicionada todas as informações que você procura, sem dúvidas conseguiu conquistar um usuário.
2- Maior conversão e maior tráfego;
Ligado ao fator anterior, quanto mais responsivo for o site mais possibilidade de gerar uma venda e proporcionar satisfação ao cliente ele possui.
Sem contar no quanto é essencial navegar em um site adaptado a múltiplas plataformas e também adaptado ao SEO.
Buscando garantir, não só o acesso rápido, mas que também seja facilmente encontrado pelos clientes e futuros clientes que usam o site ou aplicativo.
Leitura complementar: Como construir links nas suas postagens e impulsionar os resultados do SEO?
3- Redução de gastos;
Planejar a jornada que o usuário faz dentro de um site ou quando ele recebe um determinado produto é fundamental.
Dessa forma o percurso realizado pelo cliente ou usuário pode ser estudado e aprimorado para todas as etapas.
Partindo do acesso ao site até o recebimento do produto.
Quando bem feita, essa estruturação promove economia de tempo e de trabalho dos profissionais empenhados em garantir uma interação coerente para os clientes.
4- Maior reconhecimento;
Vamos pensar em um site otimizado que utiliza recursos de SEO e consegue estar no topo das pesquisas.
A interface do site dá conta de continuar oferecendo qualidade e agilidade, não só no produto que oferece ou serviço, mas principalmente nesse primeiro contato com o cliente.
Boas experiencias são marcantes e despertam sensações valiosas. Seu cliente com certeza estará em busca disso.
Para alcançar todos os benefícios das aplicações de UX para sites é necessário pôr em prática algumas ações. São elas:
-Wireframes; consiste na disposição dos elementos de acesso e outros no site.
-Wireflows; são séries estruturadas que contém os guias de interação no site. Na prática, é quando realizamos uma ação no site, um clique aqui, por exemplo.
-Sitemaps; é o mapa do site ou app. Aqui estão organizados os conteúdos que vão aparecer quando uma ação for realizada.
A construção passa ainda por outros processos ligados a compreensão e análise de soluções para entregar aos usuários sempre a boa experiência com o produto ou site.
Por fim, se não restarem mais dúvidas é só iniciar o processo de implementação do UX, não é mesmo?
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O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...