Se você está em busca de novas estratégias de marketing para o seu negócio ou até mesmo turbinar aquela que já anda em curso, vamos conversar um pouco sobre Inbound e Outbound Marketing.
Assim vai ser possível identificar qual estratégia faz sentido pôr em prática em seu negócio e aumentar seus conhecimentos em marketing.
Leitura recomendada: COMO ESCOLHER A ESTRATÉGIA DE MARKETING CERTA PARA O SEU NEGÓCIO
Então, podemos começar?
Antes de tudo, é sempre bom lembrar a importância de ter uma estratégia de marketing em curso para o seu negócio ou produto.E destaco aqui as estratégias digitais.
A forma com que nos comunicamos uns com os outros acompanhou as revoluções digitais, na verdade, elas se adaptaram a essas mudanças. Proporcionando um horizonte muito maior do que o offline.
Por essa razão é necessário pensar em construir online e estruturar sua presença em busca da expansão dos seus resultados!
Dito isso, vamos conhecer agora as estratégias de Inbound Marketing e Outbound Marketing.
Inbound Marketing
Essa estratégia de marketing é completamente digital e seu foco é na comunicação com o cliente de forma bidirecional.
Ou seja, seu cliente vai até você em busca do seu produto e você retorna para o cliente com soluções.
Sem contar que possui gastos mais baixos que o marketing tradicional e te proporciona um direcionamento e resultados melhores por concentrar-se em clientes ideais, aqueles que realmente precisam do seu produto ou serviço.
Talvez você esteja se perguntando “como eu posso atrair esse cliente?” E a resposta é simples, através de conteúdo.
Mas não sobre qualquer conteúdo em qualquer momento. A grande vantagem do Inbound é que você tem acesso às pessoas certas (clientes ideais) e assim é possível entender o que elas precisam e como o seu produto pode solucionar os problemas que elas possuem.
E por ser no espaço digital é possível gerenciar métricas e ter um controle mais dinâmico e satisfatório sobre a participação do seu público.
Leitura complementar: MÍDIA ORGÂNICA FUNCIONA? ENTENDA AS PRINCIPAIS VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA O SEU NEGÓCIO|A MÍDIA PAGA COMO ESTRATÉGIA PARA ALAVANCAR O SEU CONTEÚDO
Por exemplo, digamos que você possui uma empresa Z e está criando redes sociais para o seu produto ou serviço.
Feito isso, você precisará investir em conteúdo para comunicar sua marca e focar também na distribuição desse conteúdo para as pessoas certas.
Depois de decidir o formato que mais faz sentido para seu negócio, defina também em que momento enviá-las para a sua persona.
Segue abaixo uma pequena lista guia para esse processo de comunicação:
1- Atração; com o fortalecimento do seu conteúdo, seu público ideal será atraído e dará início ao processo de funil de vendas para o marketing digital.
2- Converter; aqui você pode e deve conquistar ainda mais o seu cliente.
Essa conquista envolve algumas trocas, por exemplo, você disponibiliza algum conteúdo mais específico e personalizado (como e-books, infográficos e outros), com informações relevantes para o seu público.
Feito isso, será possível descobrir quem foi realmente atraído e ainda conseguir dados relevantes do seu cliente como e-mail, nome e número de telefone.
Lembrete: utilize essa fase para recolher dados do seu cliente como e-mail, nome, telefone e qualquer outra informação relevante para o seu negócio.
Lembrete: Não exagere na coleta desses dados. É realmente importante ter acesso ao nome dos pais dos seus clientes? Isso pode afastá-los e todo o seu trabalho será perdido.
3- Relacionar; nessa etapa você irá se dedicar ainda mais com a comunicação para o seu cliente. Sempre enviando e-mail personalizados contando sobre novidades do seu produto, serviços, descontos e outros benefícios para resolver os problemas dessa persona.
Agora, já podemos chamar de lead (pessoa interessada em seu produto que vem acompanhando suas informações e está muito perto de se tornar um consumidor).
4- Vender, sua trajetória com o cliente não acaba aqui. Toda essa trilha percorrida, se seguida corretamente abre portas para uma fidelização completa com o cliente e com essa etapa é importante focar sempre na resolução do problema da sua persona.
Ela já possui as informações necessárias sobre você só precisa ter certeza que está fazendo a coisa certa adquirindo seu produto ou serviço.
Então deixe isso claro durante a sua comunicação. Destaque seu produto e foque nas vantagens e diferenciais que ele possui.
Lembrete 1: opere essa etapa de forma consultiva, tirando eventuais dúvidas que possam existir e direcionando o cliente a compreender de forma objetiva e segura sobre o seu potencial específico.
Lembrete 2: para identificar se seu cliente realmente está nessa fase de decisão de compra, fique atento as páginas que ele andou consultando sobre o seu produto, se foi pedido um orçamento e outros que destacam justamente esse interesse em consolidar essa relação.
5- Analisar; finalmente chegamos na última etapa. Essa aqui é essencial para você compreender o que deu certo, o que precisa melhorar e em que investir mais avidamente.
Observações: O Inbound Marketing é uma das principais estratégias adotadas no meio digital.
Aqui o direcionamento é certeiro, você não irá perder tempo com quem não tem interesse no seu material, sem contar que o retorno obtido é fruto de uma boa aplicação dos recursos garantindo que você obtenha mais chances de sucesso com essa comunicação.
Outbound
O outbound é uma estratégia de prospecção (pré-venda) que busca aumentar os resultados e conquistar o seu público com a comunicação direta, apresentando o produto ou serviço para clientes que possuem perfil para se tornarem consumidores.
A comunicação ativa presente no Outbound não significa enviar Spam para seus clientes ou ficar horas pendurado no telefone.
Muitas coisas mudaram na forma com que se faz marketing e tudo isso foi graças ao consumidor, novas tecnologias que facilitam as etapas do processo de vendas e a Aaron Ross, responsável pela fase 2.0 do Outbound marketing.
E é sobre isso que vou te contar: o que é esse Outbound 2.0 e como funciona a comunicação dentro dessa estratégia.
A lógica do Outbound 2.0 pode ser entendida da seguinte forma:
Com a existência de múltiplas personalidades de vendedores, alguns se comportam melhor na prospecção de clientes e outros em fechamento de negócios.
Buscando atingir melhorias potencializando as capacidades dos profissionais é mais eficiente segmentar a equipe de vendas de modo que:
Os especialistas em localizar as empresas que precisam de seu serviço, conhecidos como Business Intelligence-BI(inteligencia comercial), fiquem responsáveis por enviar os dados desse contato para o prospector;
hunters(prospectores): façam averiguação dos novos clientes e realizem o primeiro contato com essa lead, acompanhando todo o processo de qualificação;
closers(vendedores): cuidam apenas do fechamento das contas transformando os lead recebidos em clientes.
O resultado obtido através dessa segmentação rendeu uma receita de US$ 100 milhões de dólares para a Salesforce, empresa em que o Aaron colocou em prática suas técnicas de vendas. Você pode encontrar mais em seu livro: "Receita Previsível".
Em outras palavras, o Outbound Marketing funciona e não deve ser deixado de lado sem antes ser bem analisado.
Principalmente porque envolve um retorno de ROI mais rapidamente, uma presença em variadas mídias, economia de tempo e produtividade são marcas presentes de uma boa estratégia de outbound marketing 2.0.
Confira agora os meios de comunicação que podem ser adotados para essa estratégia:
Outdoors,banners, pop-up em sites;
Anúncios em rádio, TV e também no YouTube;
Google Ads, Facebook Ads e muitos outros!
As novidades do outbound 2.0 mostram que é possível pensar em vendas de forma segmentada, mas eficientemente estratégica.
Por isso ainda é adotada em grandes empresas como Hubspot, SalesLoft e muitas outras.
Agora que concluímos a primeira etapa da avaliação de estratégias, conhecendo bem o objetivo de cada uma delas, gostaria de te dar umas últimas dicas para o próximo passo: qual escolher?
Dica 1: Estruture bem o seu negócio e seus objetivos. Assim é possível saber quando aplicar uma ou outra estratégia e, porque não às duas!
Dica 2: Para isso dar certo, converse com seu time, estude sua equipe! A primeira comunicação que é preciso melhorar é a interna, só assim, sabendo o papel que cada um precisa exercer que se torna possível avançar.
Dica 3: E por último, mas não menos importante, consulte especialistas! O time da Cósmica está aqui para te ouvir. Oferecemos de forma gratuita um diagnóstico de marketing digital. Preenchendo o formulário você vai poder entender o que não está dando certo para o seu negócio e descobrir como solucionar esse problema.
O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...