Em questão de meses, o mundo inteiro se viu sob a necessidade de uma adaptação intensa e que exigiu uma agilidade jamais vista pelas gerações mais recentes.
O 2020 no qual nossa sociedade acordou não é mais o mesmo, e diante da crise que se alastra pelos efeitos do novo coronavírus (COVID-19), mudanças são vistas de forma palpável em diversos elementos do nosso cotidiano, que em um outro momento, seguiria como sempre.
Desde que os decretos estaduais passaram a ser emitidos ainda no início do mês de abril, determinando o fechamento do comércio em várias cidades e capitais do país, o isolamento social passou a ter uma maior adesão e vários pequenos e médios empreendedores se viram em uma situação de perigo financeiro, principalmente aqueles que não são contemplados pela essencialidade em seus serviços, o único tipo de empreendimento cujo funcionamento é permitido em todo o país.
Pensando em formas de reinventar o próprio negócio e enfrentar a crise com o máximo de saúde financeira possível ou, em muitos casos, para fazer com que o negócio sobreviva, muitos empreendedores passaram a apostar na presença digital mais do que nunca.
O que seria essa presença digital? Nós, do Marketing Digital, entendemos a presença digital como uma forma de se posicionar através das plataformas web e digitais.
Independente da crise enfrentada, garantir que o seu nome ou a sua marca estejam lançados para todo o mundo ver, e que todos tenham conhecimento do seu serviço ou produto, é fundamental para alavancar as vendas e relacionar-se melhor com os seus clientes e potenciais clientes.
A boa presença digital mostra que o seu negócio é ativo, comunicativo e confiável.
Portanto, se antes a internet já era importante para a saúde dos negócios, nesse momento, ele pode ser a única solução para muitas empresas.
Sem medo de errar, podemos dizer: esse É o momento para investir em Marketing Digital!
E existem várias formas de encontrar a estratégia certa para a sua empresa e a necessidade dela. Através de um diagnóstico de Marketing
Digital, por exemplo, realizado por profissionais e agências de marketing, é possível montar um escopo com as ações necessárias para o seu negócio e definir um objetivo.
O fechamento do comércio e as medidas de isolamento acertaram em cheio as empresas que funcionavam em endereços físicos.
Mesmo as que já se mantinham do espaço digital, podem enfrentar queda na demanda, a depender do que se oferece, ou mesmo o surgimento de uma imensa nova concorrência.
Seja para realinhar as estratégias de relacionamento, ou para redirecionar as vendas, o Marketing Digital é capaz de ajudar o seu negócio na aproximação com o público.
Por exemplo, boa parte dos restaurantes, agora fechados, precisaram e ainda precisam realinhar as práticas de delivery, e alguns tiveram ainda começar do zero.
Com o Marketing Digital, o seu negócio encontra mil e uma formas de dizer “Ei, eu ainda estou aqui!”.
Apesar do momento ser de tensão, ainda existe saída para os pequenos e médios empreendedores, e além disso, o consumidor tem prestado bastante atenção nas ofertas disponíveis em apps e na web, conforme veremos abaixo.
Uma coisa é certa: a cultura digital melhora as condições de enfrentamento da crise!
A pandemia mudou o comportamento do consumidor
As mudanças impostas à sociedade com a chegada da pandemia do novo coronavírus já mostram reflexos no comportamento do consumidor.
Com o fechamento físico do comércio, comprar pela internet se tornou a única opção para consumidores garantirem itens desejados, com exceção de comida e remédios.
O impacto das medidas de contenção do novo coronavírus já é sentido pelo comércio eletrônico: de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), alguns varejistas registraram aumento de 180% nas vendas de produtos das categorias alimentos, bebidas, saúde e higiene pessoal desde 12 de março.
O momento favorável para os negócios tem estimulado estabelecimentos online a fazerem promoções e oferecerem condições especiais aos clientes, que devem ficar atentos às oportunidades para não perder a chance de economizar.
De forma geral, o incremento nas vendas do e-commerce é de 30% a 40% (desde as primeiras recomendações de distanciamento social).
Em cidades como Rio de Janeiro, as compras on-line do tipo delivery já ultrapassam os 600% de aumento, se compararmos o primeiro trimestre (De Janeiro a Março) de 2020 ao primeiro trimestre de 2019.
Dicas: Como utilizar o Marketing Digital a favor da sua empresa
As plataformas digitais são gratuitas a todos e oferecem uma quantidade mínima de serviços pagos, que exibem excelente desempenho a um custo baixo.
Além disso, as agências de Marketing Digital são um exemplo do tipo de organização onde estão concentrados a expertise e os recursos, a um custo justo e personalizado para as necessidades do seu negócio.
Esse é o momento para estar presente nos canais onde os consumidores estão, permanecendo firme no engajamento com esse público rico em potencial, e reavaliando as campanhas em aberto e a serem realizadas.
O momento pede comunicação clara e atuação que pensa no cliente, que destaca os benefícios do que é ofertado e dialoga bem com a situação na qual todos nos encontramos agora.
Em tempos de coronavírus, o marketing deve ser repensado e feito por quem entende do assunto! Fique atento às nossas dicas:
1. Conheça o seu público
Não há como elaborar uma estratégia de marketing e vendas se não existe um público destinado à recepção do conteúdo. Se não existe uma persona, uma figura qual se deseja alcançar, não há forma de se planejar.
Conhecer os próprios clientes e seguidores é essencial para a definição de estratégias e, claro, para a mensuração de resultados.
Isso pode ser feito desde a análise básica dos resultados parciais, ao mapeamento das redes sociais, para colher informações sobre hábitos e preferências.
Quando se entende bem esse comportamento de consumo, é possível traçar as estratégias, canais e uma linguagem adequada ao público.
2. Humanize a sua comunicação
Nesse período de tensões e incertezas, uma das únicas certezas que podemos ter é: estamos todos suscetíveis aos mesmos problemas, aos mesmos direitos e obrigações.
A pandemia nos ajuda a criar um senso de coletividade, pois todos temos um objetivo em comum, que é ver tudo isso passar logo.
Um ação que pode fazer total diferença na percepção que o público tem da sua marca é humanizá-la.
Compartilhe os bastidores do seu negócio, da produção de sua oferta, crie formas de conectar as realidades negócio-cliente.
Todos temos que nos adaptar a algo novo de alguma forma, logo, mostrar que para o seu negócio a coisa não anda diferente pode ser uma boa forma de se comunicar com o público.
Ser transparente e falar sobre todas as mudanças, positivas ou não, é também uma forma de gerar confiança.
Claro, não é necessário tornar explícitas as dificuldades da empresa, mas sim, que há um interesse máximo em recuperar o ritmo usual do negócio, e que ele depende do cliente mais do que nunca.
Não tenha medo de tentar captar a solidariedade do público. Gerar conteúdo de valor, que sirva para a identificação e alívio das pessoas agrega e muito à marca.
Apenas faça, não se preocupe com esse retorno; ele chegará consequentemente. O cliente sempre observa a atitude do negócio.
3. Considere investir em ads
A mídia paga é uma estratégia bastante comentada aqui em nosso blog. C
onhecida também como ads, a publicidade on-line, a mídia paga é uma das formas de melhor alcançar pessoas, através de uma segmentação precisa e muito competente.
O objetivo dessa estratégia é fechar negócios, como o de qualquer outra.
A publicidade on-line visa a aquisição de leads, com potencial de conversão para tornar-se clientela. Ao contrário da mídia orgânica, a mídia paga está mais suscetível à uma segmentação funcional e de maior alcance, graças a estruturação das ferramentas em que ela se encontra, como o Google Ads e o Facebook Ads.
Em suma, a mídia paga se autoexplica: é a mídia na qual você investe uma quantia de dinheiro, esta que será proporcional ao alcance que você busca ter.
Há por aí uma plataforma que se encaixa perfeitamente às necessidades do seu negócio.
Cada uma delas se manifesta da própria forma, e exige investimentos personalizados, mas em suma, todas exercem um papel bem parecido e tudo depende bastante de onde o seu público está, e de quais interesses estamos falando.
4. Planeje-se: saiba quais resultados quer alcançar
Defina os seus objetivos e saiba quais resultados esperar. Uma estratégia não deve ser feita às cegas, pois ela envolve muita coisa, inclusive o investimento que foi feito, retirado do seu orçamento suado, e que não pode ser jogado fora.
Se faça perguntas antes de planejar, e baseie o planejamento nelas: O que quero vender?, Para quem?, Onde está o meu público?, Quanto posso investir?,
Por quanto tempo manterei a campanha?, são exemplos de questionamentos a serem feitos e que ajudam a traçar um caminho intermediário ao sucesso.
Claro, após o planejamento, há os lançamentos, as ações, mas tendo tudo bem pré-definido, é preciso estar bem perdido para não conseguir executar o plano de acordo.
Novamente: independente da pandemia, saber planejar-se bem é uma obrigação, não importa qual o segmento da empresa. Conheça seu potencial, e aprenda a definir os próprios pontos fortes e fracos.
5. Acompanhe as tendências
O padrão de consumo, que já vem se alterando fortemente desde as primeiras semanas de isolamento social, tem grandes chances de sofrer ainda mais alterações.
Com o tempo, a tendência é que a presença on-line dos consumidores cresça, uma vez que todas as informações já estiverem bem disseminadas entre as pessoas, e não se reste muito mais a dizer ou fazer quanto ao coronavírus, senão manter as rotinas de prevenção da disseminação do vírus, e esperar.
Atente-se às notícias e estudos, que também estarão a todo o vapor nas próximas semanas, e busque compreender o fluxo. Saiba aonde as pessoas estão indo e o que elas procuram.
6. Procure uma agência de Marketing Digital
Retomamos o que dissemos lá em cima: esse É o momento para investir em Marketing Digital!
Esteja o seu negócio em apuros ou não, o momento exige uma maior presença digital de todos, - já que essa é a opção mais razoável e que melhor concorda com as boas práticas do isolamento social -, e acaba tornando-se um timing excelentíssimo para marcar presença nas redes.
Uma agência de Marketing Digital conta com um time de especialistas, do atendimento à geração de conteúdo, e que vai lhe ajudar a compreender as falhas e potencial do seu negócio.
Se notou que o negócio não vende como antes, ou que acabou virando estatística da pandemia e a demanda foi fortemente sugada pelo cenário atual, talvez já tenha passado da hora de considerar uma melhora ou mesmo a estreia da sua presença digital.
Procure uma agência!
A Agência Cósmica, por exemplo, oferece soluções em Marketing Digital na cidade do Recife e em todo o Brasil, contemplando o design, a comunicação e a tecnologia.
Nossa equipe tem o know-how necessário para atuar com excelência, e estamos todos mais do que adaptados à essa temporária realidade.
Será um prazer abraçar o seu negócio e fazer o possível para virar essa chave.
Você já pode dar os primeiros passos através de um diagnóstico de Marketing Digital gratuito, oferecido pela Agência Cósmica. Acesse o link, preencha o formulário rapidinho e converse com o nosso time de especialistas: http://bit.ly/diagnostico-cosmica
O site responsivo é aquele que se adapta ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares...