Todos os recursos utilizados na transmissão de uma mensagem devem ser pensados estrategicamente para garantir que a audiência seja impactada pelo conteúdo apresentado.

Para destacar a mensagem e atrair os clientes é necessário entender tanto o público quanto o produto, identificando o que pode ser de extrema relevância para a persona de seu negócio. 

Por esse motivo, no texto de hoje, resolvemos tratar sobre a fotografia de produtos e boas práticas relacionadas ao processo.

Afinal de contas, essa medida auxilia seu cliente a lembrar do seu produto, principalmente quando a comunicação visual é cuidadosamente pensada para despertar o cliente.

Solidificando, assim, a marca ou o serviço no imaginário dos consumidores. 

A importância de fotografar bem os seus produtos

Os clientes estão cada vez mais realizando suas compras através do digital, por essa razão fornecer boas imagens é a primordial para atrair aquele cliente.

Na pesquisa realizada pela IDC Consultoria, os seguintes dados apontam, por segmento, como anda o consumo e compra dos determinados produtos online: 

- Moda, vestuário e calçados (74,7%),

- Alimentos e supermercados (57,6%),

- Eletrônicos e eletrodomésticos (57,2%),

- Cosméticos e perfumaria (47,1%), 

Essas informações nos auxiliam a compreender melhor porque é tão importante caprichar na parte visual do seu negócio, produtos e serviços.

Quanto mais os clientes buscam essas informações, é necessário satisfazer essa procura e atender as demandas dos clientes. Para tal, vamos conferir alguns passos que facilitam a construção de boas imagens de seus produtos. 

Primeiro passo: 

Identifique qual a rede social faz sentido para a sua comunicação com o seu cliente.

A partir disso, entenda quais recursos essa rede oferece, quais são os melhores formatos para engajar, entreter e apresentar seus produtos para o cliente.

Por exemplo, se tratando do Instagram, conteúdos de vídeo têm sido priorizados na plataforma, tanto pelo algoritmo da rede, quanto pelos próprios usuários. 

No entanto, isso não significa que apenas um formato de comunicação deve ser pensado.

Se tratando de produção de conteúdo para redes sociais ou até mesmo sites, o que melhor funciona dentro das estratégias escolhidas é a combinação de formatos e práticas. 

Leitura recomendada:

Descubra qual a rede social certa para o seu negócio 

Como incluir os influenciadores digitais na sua estratégia de Marketing Digital 

Segundo passo: 

Entender o próprio produto também é indispensável para explorar suas melhores potencialidades e apresentar para o cliente em um formato que represente a mensagem do seu produto de maneira nítida e comprometida com a solução oferecida pelo seu produto.

Ao identificar o formato que melhor funciona para apresentar seu produto, também devem ser consideradas as imagens relacionadas ao produto.

Sendo os benefícios atrelados ao seu produto ou serviço, o público que ela atende (infantil, adulto,feminino,masculino, etc), para auxiliar na construção lógica do seu produto. 

Dessa maneira ainda se aproveita a possibilidade de impulsionar a imagem do seu negócio através das associações positivas que podem ser feitas com a imagem do seu produto ou serviço.

Neste momento, considere ainda trabalhar com alguns bancos de imagens para se inspirar ou incrementar o visual de suas comunicações. São eles: 

- Pixabay

- Pexels

- Shutterstock

- Freepik

- iStock

Terceiro passo: 

Construa um cenário. Você pode e deve explorar narrativas para contar a história do seu produto e para isso, não deve deixar de lado uma boa captura de imagens.

Saiba que pode começar aos poucos, com um celular e um tripé, mas também pode subir o nível dos seus registros contando com nossos serviços. 

Pense na iluminação, nas cores e na mensagem principal a ser transmitida.

Para evitar excessos ou o comprometimento da mensagem, estabeleça padrões e formatos que tornem o seu conteúdo reconhecido pela constância que apresentam.

Saiba que isso não deve limitar a criatividade de suas produções ou permitir que seus conteúdos sejam sempre os mesmos.

Explore e inove com propriedade para seus clientes. 

Saiba ainda que para estruturar essas imagens é preciso ter definido previamente a estratégia de comunicação, os objetivos e valores que estão alinhados à produção daquele determinado produto.

Dessa forma é mais fácil produzir imagens em harmonia com a linguagem e comunicação da empresa. 

Leitura recomendada: 

Storytelling como utilizar a estratégia e gerar vendas 

Produção Visual em Recife - Agência Cósmica 

6 formas de aumentar a autoridade de marca com as redes sociais  

Quarto passo: 

Monitore o que as pessoas falam sobre como seu conteúdo, produto e negócio está apresentado nas redes.

É comum os usuários relatarem espontaneamente quando faltam informações sobre os produtos que despertam seu interesse.

Por isso, esteja atento a tudo aquilo que falarem sobre sua comunicação para promover mudanças certeiras para o seu público. 

Todos esses passos são essenciais para  você pensar em imagens que reflitam o seu produto e como ele deve ser estruturado.

É preciso detalhar, escolher, pesquisar e construir imagens que despertem exatamente a emoção ou reação buscada com o contato do cliente.

Quanto a isso, a estruturação de um briefing facilita a escolha e definição do tipo de imagens a serem construídas e selecionadas para falar do seu produto ou serviço. 

Para obter bons resultados com a produção visual de sua comunicação, saiba que pode entrar em contato com a Agência Cósmica ou solicitar nosso Diagnóstico Gratuito De Marketing Digital, assim, você soluciona outros aspectos da sua comunicação online e obtém resultados mais satisfatórios!