A expansão do uso de tecnologias digitais e a constante experiência com o universo virtual tem trazido inovações na forma com que nos comunicamos, nos relacionamos e consumimos.

Essas mudanças nos colocam diante de novos desafios e um deles será tratado neste texto, a influência do metaverso no e-commerce. 

Metaverso, o que é? 

O termo alcançou nova amplitude através do comunicado do Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, ao anunciar que a empresa passará a se chamar Meta.

A mudança de nomes também é fruto do interesse do empresário em desenvolver relações mais interativas e conectadas à realidade virtual para os usuários do seu serviço. 

No entanto, o termo metaverso é fruto de uma obra distópica sendo criado no romance Snow Crash(Nevasca,1992) de Neal Stephenson. No livro, o autor previa o metaverso como um substituto da própria internet e redes sociais por proporcionar experiências virtuais onde os avatares poderiam se deslocar, em escala planetária, entre os mundos virtuais. 

Embora ambos conceitos de metaverso se choquem por produzirem interações combinando estímulos sensoriais, tecnologia de realidade virtual e experiências holográficas, o metaverso de Mark evoca maior materialidade nas relações virtuais, ao proporcionar um lugar para situar essas experiências. 

Esse desejo também é compartilhado por usuários virtuais, que cada vez mais inseridos nesse espaço online sentem a necessidade de facilitar as trocas, comunicações e habituais rotinas de trabalho e interação.

Na pesquisa realizada pelo On The Go, intitulada como: Descomplicando o metaverso, o que os brasileiros acham do metaverso; foram colhidos os seguintes dados: 

Quanto a expectativa do metaverso, os 400 brasileiros entrevistados relatam:

- 72% creem que o metaverso é o futuro da tecnologia; 

- 65% acham que é uma evolução natural da internet; 

- 70% acreditam se tratar de uma tendência que crescerá ainda mais 

O relatório aponta ainda as seguintes emoções que permeiam o imaginário e o interesse dos entrevistados, em que 82% dos participantes relataram uma visão otimista e positiva sobre o metaverso; sendo elas curiosidade (36%); animados(25%) e otimista (22%). 

Esses dados revelam que o interesse da população tem aproximado cada vez mais esses consumidores de processos tecnológicos, e quanto mais familiarizados com esses processos, mais confortável os clientes se sentem na hora de interagir e exigir inovações. 

Nos textos recomendados a seguir você pode conferir um pouco sobre a importância de adequar sua comunicação para as demandas do cliente, principalmente apresentando seus serviços interativamente para que o cliente retorne com informações para você. 

Experiência do cliente- Como manter o alto nível 

Tendências de marketing digital para 2022 

Como utilizar a imersão nos seus conteúdos 

O que é persona e qual a sua importância para o seu negócio   

Metaverso e e-commerce 

Já deu para notar que o metaverso apresenta uma série de mudanças na forma com que nos relacionamos com a internet e nesse ambiente virtual, seja combinando as tecnologias ou criando comunidades novas dentro delas. 

Essa nova proposta de experimentar o universo virtual é versátil e, se bem aplicada, pode oferecer personalização, interatividade e inovação para as experiências do cliente em variados negócios. 

Por exemplo, com a criação de comunidades virtuais, acessadas por avatares que podem  navegar, comprar e vender, este espaço se torna perfeito para facilitar a experiência dos clientes com:

- O reconhecimento do produto e da marca, que ao se colocar nesse espaço também consolida uma imagem inovadora e atenciosa da empresa;

- A escolha e experimentação, a partir de avatares que podem provar roupas e outros objetos para aprimorar e facilitar a escolha do cliente;

- O planejamento e a decisão de compra, com o uso do metaverso as empresas podem criar espaços personalizados para realidade de seus clientes e incentivá-lo a testar produtos de maneira virtual, para decidir com coerência e assertividade, aquilo que mais combina com os interesses do cliente.

Todos esses elementos devem ser tratados por pesquisas, segmentações de usuários e adaptação aos feedbacks recebidos pelos internautas.

Afinal, através da realidade aumentada e de outros aparatos presentes no metaverso, será possível trabalhar melhor com as sensações de maneira única. 

Quanto mais inovação, personalização e cuidado ao atendimento você oferecer para seu cliente, maiores são as chances dele consumir seu produto e transmitir boas impressões sobre ele. 

Então considere acompanhar com frequência as expectativas dos seus clientes e, principalmente, suas percepções sobre como a comunicação tem se dado, desde o início até os estágios finais. 

Esses momentos valiosos facilitam o emprego de melhorias em seu negócio e consequentemente no relacionamento com o cliente. 

Sendo assim, busque direcionar seu olhar para o acompanhamento de tendências que combinam mudanças reais com resultados para os seus clientes.

Priorizando o que é inovador e coerente com o seu público e negócio.

Para tal, saiba que pode contar com a Cósmica, especialmente se tratando de potencializar, planejar e desenvolver sua comunicação e relacionamento com o cliente.