24 de junho de 2020

7 práticas de E-mail Marketing para aumentar o ROI

Como um canal de divulgação, o email marketing oferece uma grande oportunidade de se conectar com seu público, alimentar leads e atender aos clientes em um momento crítico da jornada do comprador. Algumas práticas recomendadas de marketing por email podem ajudar não apenas a melhorar essa interação, mas a impulsionar o desempenho e o ROI do marketing por email para um novo nível. No Blog da Cósmica, não é a primeira vez que falamos dessa prática. Para o Marketing Digital e de Conteúdo, o E-mail Marketing pode ajudar a aumentar a autoridade de mercado e conquistar clientes de forma muito versátil, e melhor, voluntariamente, com conteúdo que interessa ao leitor e potencial cliente.

Leia também: 5 razões para apostar no E-mail Marketing

Abaixo, listamos sete práticas de E-mail Marketing que são capazes de aumentar o ROI diretamente e organizadamente. O ROI (Return Over Investment) é o lucro, o retorno sobre investimento. Também já falamos dele aqui antes, e você pode saber mais um pouco no mesmo blogpost que linkamos acima. Agora, vamos à nossa lista!

1. Segmente a sua lista de e-mails

As pessoas compram em etapas. E se sua estratégia de marketing por e-mail não fornecer as informações necessárias aos clientes em potencial quando necessário (no estágio certo), é improvável que você obtenha os resultados ou o ROI necessário para justificar seu orçamento. Ao segmentar sua lista de e-mails em grupos, você está mais preparado para adaptar sua mensagem aos clientes em diferentes estágios do funil de vendas, criando um conteúdo que seja relevante para as necessidades de cada grupo e com maior probabilidade de inspirar engajamento.

Para pequenas empresas, essas práticas recomendadas de e-mail marketing são uma alternativa poderosa à proposta de "lançar uma ampla rede" que, embora tenha o maior apelo, falha em capturar interesse genuíno ou convencer os clientes a dar o próximo passo.

Como segmento minha lista de emails?

Existem algumas maneiras eficazes de segmentar seus emails e personalizar sua campanha de marketing por email. Por exemplo:

— Limite seus alvos perguntando aos leitores sobre seus interesses no e-mail introdutório

— Crie grupos com base em compras anteriores (clientes recorrentes vs. novos clientes)

— Segmente grupos por local para otimizar o envolvimento

— Divida as listas por relacionamento ou status do cliente (participantes de eventos especiais, parceiros etc.)

2. Personalize as suas mensagens

Deseja que as pessoas abram seus e-mails? Dedique parte do seu tempo para personalizar sua estratégia de E-mail Marketing. É essencial para estimular a interação e aproximar os clientes. As pessoas têm 26% mais chances de abrir emails com linhas de assunto personalizadas do que aquelas que dizem “Confira esta oferta”.

As mensagens com imagens personalizadas (com base nos dados e localização do cliente) apresentam um aumento de quase 30% na taxa de cliques do que as que não possuem, enquanto os e-mails que contêm ofertas personalizadas melhoram as taxas de conversão em uma média de 10%. Esse aumento significativo demonstra o potencial de personalização no ROI do marketing por email. Sendo uma das práticas de e-mail marketing mais eficazes disponíveis no mercado, as estratégias personalizadas de e-mail permitem que você fale com os assinantes em um nível verdadeiramente individual, chamando sua atenção com soluções de mensagens e comunicações relevantes, que abordam seus pontos de interesse.

3. Envie no tempo certo!

O agrupamento de emails por local é uma maneira de personalizar sua campanha e conectar- se a diferentes partes do seu público-alvo. É mais provável que as pessoas abram e se envolvam com e-mails em determinados horários do dia, e para isso, é necessário realizar testes para conhecer o seu público. Um estudo recente mostra que os consumidores irão, provavelmente, dar mais atenção aos seus e-mails nas terças-feiras. Segunda e sexta-feira fecham o top 3. As melhores taxas de aberturas são pela manhã (por volta das 10h), ou depois do almoço (por volta das 13h), mas as amostras não devem ser utilizadas ao pé da letra. Conheça seu público!

E tem mais: quase um quarto dos e-mails é aberto dentro de uma hora após o envio (as taxas de abertura de e-mail caem abaixo de 1% após 24 horas da entrega).

Com tanta concorrência pela atenção de seus clientes ao longo de um dia - e uma taxa média global de abertura de e-mail de pouco mais de 22% - escolher o momento certo para automatizar o envio de e-mails é uma dessas práticas recomendadas de e-mail marketing que você não pode se dar ao luxo de ignorar.

O que você deve saber: a quinta-feira tem a pior taxa de abertura de e-mails da semana, com os dias de final de semana com as piores taxas gerais.

4. Otimize o tempo de carregamento do e-mail

Tempo e personalização são práticas recomendadas essenciais para o e-mail marketing e a chave para otimizar as taxas de abertura. Mas se os seus e-mails não abrirem e carregarem rapidamente as mensagens, você poderá perder a atenção do cliente e o ROI de uma oportunidade valiosa.

Os tempos de carregamento lento, especialmente no celular, têm um impacto dramático na exclusão de e-mail e nas taxas de inscrição, pois as mensagens que levam três segundos ou mais para carregar provavelmente atingem a lixeira (com 15% dos usuários cancelando a inscrição). Isso torna imperativo entender o que afeta o desempenho do email e como melhorar a velocidade de carregamento sempre que possível.

Principais fatores que afetam a velocidade de carregamento do email (e a capacidade de entrega)

— Muitas imagens. Cada imagem incluída nos seus e-mails requer uma solicitação adicional ao servidor, o que pode diminuir a velocidade de download.

— Imagens otimizadas para impressão. As imagens otimizadas para impressão tendem a ser muito grandes (algumas com até 10 MB) e sobrecarregam bastante a velocidade de carregamento.

— Espaço em branco desnecessário. Muito espaço em branco nas imagens pode diminuir significativamente o carregamento das mensagens.

— Mensagens extensivas. Grandes quantidades de conteúdo podem afetar negativamente o tempo de carregamento e o interesse do assinante.

— O tamanho do arquivo é o principal culpado por tempos de carregamento de e-mail lentos, tornando importante controlar os tamanhos de arquivo e imagem ao criar seus e-mails. Seu envolvimento no marketing por email e o ROI dependem disso.

5. Engaje o leitor visualmente

Mais do que nunca, o conteúdo deve ser também visual. Imagens, gráficos e outros elementos visuais não apenas injetam personalidade nas mensagens, mas também são uma chave essencial da prática de E-mail marketing para chamar a atenção, motivar o engajamento e melhorar o ROI da campanha. Ao selecionar imagens para otimizar sua estratégia de marketing por email com base no desempenho, verifique se elas são claras, convidativas e relevantes para a identidade da sua marca. 

Observe que muitos serviços de e-mail marketing redimensionam as imagens para melhorar a visibilidade e esses ajustes são feitos antes de chegar à caixa de entrada do cliente. Para reiterar, o uso excessivo de gráficos e imagens pode atrasar o tempo de carregamento, tornando crucial escolher e incorporar elementos visuais com cuidado.

6. Mantenha listas de supressão

Manter as listas de contatos não-mensuráveis não apenas ajuda a garantir que suas campanhas de marketing por email sejam compatíveis com os requisitos atuais do CAN-SPAM, mas também pode ajudar quando se trata de identificar e criar oportunidades de divulgação no futuro. Com as listas de supressão ao alcance, seus profissionais de marketing por e-mail podem eliminar ou excluir rapidamente os contatos que não considerariam seu foco atual relevante, além de identificar candidatos a qualquer campanha de reengajamento atualmente em cima da mesa.

As informações de perfil e o engajamento de e-mail passado, coletado nas listas de supressão, também podem ajudar a determinar possíveis clientes que ainda possam ter interesse em produtos ou serviços existente, e que possam ser receptivos a uma abordagem mais direcionada no futuro.

As pessoas são normalmente adicionadas às listas de supressão quando:

— Marcam um de seus e-mails como spam

— Cancelam a inscrição na sua lista de e-mails

— Um hard bounce ocorre

7. Seja criativo: escolha um bom título!

Qualquer lista de práticas recomendadas para o disparo de e-mails não estaria completa sem mencionar as linhas de assunto, ou seja, o título. Com dezenas ou centenas de e-mails chegando na Caixa de Entrada de uma pessoa todos os dias, um assunto cativante é o que ajuda suas mensagens a se destacarem, obtendo maior chance de clique e menos chance de exclusão. Nunca ignore ou pule o desenvolvimento do título ao criar sua campanha de marketing por e- mail. Os benefícios quando se trata de ROI por engajamento podem ser imensos.

Como criar a linha de assunto de email perfeita

— Mantenha breve. Não mais que 50 caracteres ou entre 4-6 palavras é uma boa regra geral

— Mantenha-o pessoal. As pessoas respondem a mensagens que as abordam como indivíduos

— Seja urgente. As frases de chamariz criativas devem ser genuínas e estratégicas

— Seja claro. Diga a eles o que eles encontrarão dentro do seu email

— Seja misterioso. Melhore suas taxas de abertura apelando à sua curiosidade

— Seja relevante. Capitalize tópicos ou tendências oportunos sempre que possível

— Fazer uma oferta. Destacar uma oferta é uma maneira eficaz de fazer com que seus e-mails sejam notados

Como funciona o E-mail Marketing na Agência Cósmica?

O E-mail Marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing de relacionamento, dentro do Marketing Digital, consistida no envio de e-mails com conteúdo de interesse do destinatário; este que pode ser parte de uma base de contatos de clientes, ou leads gerados por outras estratégias. Aqui na Cósmica, utilizamos o RD Station, software de automação em marketing da Resultados Digitais, empresa catarinense líder de mercado na América Latina, para o envio desses e-mails.

Com o Station, podemos realizar disparos de conteúdo dentro de uma plataforma dinâmica, que permite agendamento, análise e criações multimídia. O nosso time conta com redatores, criadores de conteúdo visual e um time de atendimento para criar o relacionamento mais sólido possível e acompanhar o desempenho do trabalho realizado. Se ainda possui dúvida sobre o assunto, não hesite em nos procurar. Vamos realizar um orçamento!

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